Pesquisar

Canais

Serviços

LEC/UFPR
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
1º registro oficial no PR

IAT orienta população a não mexer na baleia-fin morta encontrada na Ilha do Mel no Paraná

Redação Bonde com AEN
23 set 2021 às 20:00
Continua depois da publicidade

O Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, orienta a população e turistas a não retirarem do local a ossada ou fragmentos dos ossos da baleia-fin (Balaenoptera physalus), encontrada morta na Ilha do Mel na última terça-feira (21). Este é o primeiro registro oficial de aparecimento deste tipo de baleia no Paraná. A baleia-fin é a segunda maior espécie do oceano, menor apenas que a baleia-azul.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


O animal foi encontrado pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, parceiro do IAT nos cuidados com a fauna marinha, após um acionamento da população. Estava já em estado de decomposição. Técnicos do projeto identificaram o espécime como um macho, de quase 20 metros pesando cerca de 40 toneladas.

Continua depois da publicidade



O aparecimento da baleia traz um grande potencial de descobertas para a comunidade científica, afirma a bióloga do Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (LEC/UFPR), Camila Domit. “É uma oportunidade de descobrirmos mais sobre esta espécie, que está ameaçada de extinção, como informações sobre a origem do animal, a condição de saúde e a população de origem da espécie”, explicou.


O laboratório da universidade reitera, ainda, que devido ao desconhecimento da causa da morte do animal, o contato com a carcaça pode acarretar doenças associadas ao estado de putrefação.

Continua depois da publicidade


Cerca de 60 pessoas participaram da operação de manejo do animal, entre biólogos, oceanógrafos, veterinários, servidores da prefeitura de Paranaguá. Foi coletado material biológico para realizar a necropsia e definir a causa da morte. A etapa seguinte é a escavação de uma cova para enterrar a carcaça.

Continue lendo