Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Evite danos

IDR e Simepar retomam Alerta Geada para monitorar região cafeeira do Paraná

Gustavo Batista - Estagiário*
11 mai 2021 às 10:45
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O programa Alerta Geada, resultante da parceria entre o IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) e o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), iniciou sua edição anual nesta terça-feira (11).


Entre maio e setembro, que se caracterizam como os meses mais frios, os pesquisadores analisam os ingressos de massas polares na região cafeeira do Paraná.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Conforme a agrometeorologista Angela Costa, nos próximos dias, os agricultores devem acumular terra nos troncos dos cafeeiros. Deste modo, uma camada de proteção forma-se nos arbustos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ex-esgrimista

Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, participa e perde duelo de esgrima em Curitiba

Imagem de destaque
Não é brincadeira

Mulher é demitida por justa causa por ter sido racista com colega de trabalho no PR

Imagem de destaque
Alerta de golpes

Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS

Imagem de destaque
Luta pela preservação

Paraná reconhece dívida histórica com os povos indígenas


Para a pesquisadora, o período vital de seis meses a 2 anos é o mais perigoso dentre o ciclo lavro. Após essa fase, a planta já desenvolve mecanismos de proteção contra temperaturas extremas.

Publicidade


Quando uma possível geada for percebida, os institutos avisam os produtores durante, pelo menos, 24h antes da chegada do fenômeno. Dependendo da evolução da plantação e dos recursos financeiros de cada profissional, um método distinto é indicado.


Inverno

Publicidade


Este é um ano em que o fenômeno La Niña está ativo. Essa situação, de acordo com Ângela Costa, costuma provocar diminuição no volume de chuvas, o que facilita o ingresso de massas de ar polar na região cafeeira do Estado.


O fenômeno climático La Niña se caracteriza pela diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico tropical central e oriental, o que gera reflexos nos padrões de chuva e temperatura em todo o planeta.

Publicidade


Recomendação


Para lavouras de café com idade entre seis e 24 meses, a recomendação é de realizar o "chegamento de terra”, amontoando terra no tronco das árvores, até o primeiro par de folhas, já neste mês de maio, para proteger as gemas e evitar a morte da planta no caso de geada severa. Essa terra deve ser mantida té o final do período frio, em meados de setembro, e então retirada preferencialmente com as mãos.

Publicidade


Em plantios novos, com até seis meses de idade, recomenda-se simplesmente enterrar as mudas quando houver emissão do Alerta Geada. Viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica.


Prepare-se:

Publicidade


Nos sites do IDR e do Simepar, o boletim diário sobre as condições climáticas é emitido.


Através do número (43) 3391 - 4500, os agricultores ouvem uma atualização sobre as condições climáticas. A população também pode utilizar os serviços.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade