Um incêndio tomou conta da planta da Frangos Pioneiro na tarde deste domingo (8), localizada no km 303 da Rodovia Parigot de Souza (PR-092), em Joaquim Távora, no Norte Pioneiro. O fogo se iniciou na área de corte de frangos, por volta das 13h, e atingiu a área de estoque de papelão, um barracão de 3 mil metros quadrados.
O Corpo de Bombeiros foi acionado, aproximadamente, às 14h, e foi até o local. A corporação informou que, por volta das 17h, os brigadistas protegiam o prédio administrativo e a câmara fria, onde há estoque de amônia.
Leia mais:
Áreas preservadas pela Copel abrigam grandes mamíferos ameaçados de extinção
25 ações trabalhistas de assédio eleitoral foram registradas no Paraná desde maio
Paraná vai convocar mais 1.100 professores aprovados em concurso público
Novo edital do Paraná garante mais R$ 1 milhão para bolsas de mestrado e doutorado
De acordo com a assessoria de comunicação da empresa, não havia atividade regular na unidade e não houve registro de feridos. O trânsito da rodovia também não precisou ser bloqueado.
O caminhão de combate a incêndios de Santo Antônio da Platina foi o primeiro a chegar ao local, com cinco militares, que receberam o apoio posterior do PBC (Posto de Bombeiros Comunitário) de Siqueira Campos e mais reforços de militares.
Também foram mobilizados caminhões de combate a incêndios de Ibaiti e caminhão pipa de Joaquim Távora, Siqueira Campos e Quatiguá. Carretas da Protork e brigadas também no local. Ainda foram deslocados um caminhão tanque Scania de Jacarezinho e uma carreta de Londrina, para dar maior suporte aos Bombeiros Militares.
O combate às chamas mobilizou doze militares, seis agentes de Defesa Civil e vários brigadistas e voluntários das empresas e da própria Frangos Pioneiro.
O Corpo de Bombeiros informou, ainda, que contou com o auxílio de empresas locais, que trabalharam para facilitar a logística da água. A corporação informação que, ao todo, o combate ao incêndio demandou mais de um milhão de litros.
Conforme apurado, ainda não há informações sobre onde o incêndio teria começado, mas sabe-se que as chamas foram controladas e que os bombeiros conseguiram impedir que o fogo atingisse a fábrica em sua totalidade.
Apesar disso, ainda há material pegando fogo no local. Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda há linhas de combate para impedir que as chamas que estão queimando material plástico se alastrem.
CONFIRA O COMUNICADO OFICIAL DA FRANGO PIONEIRO
Informamos que, na data de hoje, por volta das 13h, ocorreu um incêndio em nosso abatedouro localizado em Joaquim Távora-PR. No momento do incidente, não havia atividade regular na unidade, e felizmente, não há registro de feridos.
Os bombeiros e órgãos de apoio estão presentes no local e trabalhando diligentemente para controlar as chamas. A segurança de nossos colaboradores e da comunidade é nossa prioridade máxima, e estamos colaborando plenamente com as autoridades para garantir que a situação seja resolvida o mais rápido possível.
Agradecemos a compreensão e o apoio de todos neste momento difícil. Manteremos a comunidade informada sobre quaisquer desenvolvimentos adicionais.
Joaquim Távora, 8 de Setembro de 2024.