Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Números do IBGE

Indicadores dão destaque a avanços da educação no PR

Redação Bonde
28 set 2007 às 20:02

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (28) a Síntese dos Indicadores Sociais – Uma Análise das Condições da População Brasileira 2007. E o Paraná é destaque em índices relacionados à educação. Os dados da pesquisa se referem a 2006 e, além de educação, retratam os aspectos demográficos, de sexo e raça ou cor da população, do perfil das famílias e dos domicílios dos brasileiros, entre outros. A íntegra do estudo está disponível na página do IBGE na internet (www.ibge.gov.br).

No que diz respeito à educação, o Paraná registrou indicadores positivos, por exemplo, na taxa de freqüência escolar dos estudantes do ensino médio, com idade entre 15 e 17 anos. Enquanto a média nacional é de 47,1% de freqüência desse grupo, no Paraná ela é de 52,8% - índice superior ao do Rio Grande do Sul (52,5%), ainda que abaixo do de Santa Catarina (62%).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na média de anos de estudo da população com mais de 15 anos de idade, os dados do Paraná também superam os nacionais, estão dentro dos padrões da região Sul e se igualam ou ficam acima de outras unidades da federação desenvolvidas economicamente. A média brasileira é de que as pessoas com mais de 15 anos de idade têm 7,2 anos de estudo; no Paraná e no Rio Grande do Sul, essa média é de 7,5 anos; em Santa Catarina, 7,7 anos. Minas Gerais, por exemplo, tem 7 anos, ao passo que Goiás tem 7,1 e Mato Grosso do Sul, 7 anos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola

Imagem de destaque
Cinco feridos

Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão


Regiões metropolitanas - Os estudantes da Região Metropolitana de Curitiba estão entre aqueles do Brasil com idade mais apropriada à série de ensino que estudam. No item "Proporção dos estudantes do ensino fundamental com idade superior à recomendada, em até dois anos", entre nove regiões metropolitanas brasileira, a da capital paranaense fica atrás apenas da de São Paulo, duas à frente de Porto Alegre e quatro do Rio de Janeiro.

Os dados desse item mostram que na Região Metropolitana de São Paulo 9,8% dos estudantes do ensino fundamental estão com idade superior à recomendada, em até dois anos, para estarem na série em que freqüentam. Na Região de Curitiba, o índice é de 14,7%. Belo Horizonte, que aparece em seguida, tem 16,9%; Porto Alegre, em quarto, registra 19,5%. A região metropolitana da capital fluminense, por sua vez, vem na sexta posição, com 27,1% dos estudantes do ensino fundamental com idade fora da adequada para à série em que estão.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo