Os relógios da praça Osório, da Rua XV de Novembro e da praça Garibaldi (Relógio das Flores, no Largo da Ordem) serão recuperados e mantidos pela iniciativa privada. A empresa TCV - Tecnologia em Comunicação Visual Ltda apresentou à Prefeitura de Curitiba, nesta sexta-feira (26), proposta para adoção dos equipamentos em troca de espaço para publicidade.
Com a adoção dos relógios, a Prefeitura economizará R$ 18 mil por ano, que eram necessários para a manutenção dos equipamentos. "A adoção de espaços públicos, como praças e jardins, segue um modelo de gestão que aproxima o setor empresarial do poder público. É um processo moderno que garante economia para a cidade", diz o prefeito Beto Richa.
Os três relógios públicos serão reformados e mantidos durante um ano pela TCV, que tem sede em Recife, Pernambuco. Além da reforma, manutenção e limpeza dos relógios, a empresa apresentou proposta para modernizar os equipamentos internos dos relógios.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Em contrapartida aos serviços prestados, a empresa terá o direito de colocar no local uma peça publicitária de 40 por 80 centímetros, padrão estabelecido pelo edital da Prefeitura. As melhorias devem começar dentro de um mês. "Com a economia, poderemos investir em outros locais da cidade, principalmente nos bairros mais afastados da área central", informa o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.
No início de novembro, a Prefeitura lançará editais para adoção das praças Zacarias, Carlos Gomes e Miguel Couto, conhecida como pracinha do Batel, além do canteiro central da avenida Visconde de Guarapuava. Outra licitação que será aberta nos próximos dias é a do Jardim Botânico, atualmente adotado pela empresa Natura.
Curitiba tem mais 950 logradouros públicos disponíveis para adoção. Os interessados não precisam esperar por editais de adoção. Basta procurar a Secretaria do Meio Ambiente. Informações pelo telefone (41) 3350-9181.