Técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem/Pr) retornaram esta semana do Paraguai, onde estiveram, por determinação do Inmetro, para avaliar uma empresa paraguaia de reforma de pneus, cujo interesse é a comercialização no mercado brasileiro. A empresa está sediada na cidade de Vilheta, região metropolitana de Assunção.
De acordo com o gerente de Fiscalização de Produtos do Instituto, Roberto Tamari, que coordenou a equipe, o trabalho foi realizado no país vizinho porque "os nossos consumidores não podem ficar sem a devida proteção no que se refere à segurança na utilização desses produtos, que para comercialização no mercado nacional exige-se a marca de conformidade do Inmetro".
Tamari explica que nessa primeira avaliação foram verificadas a documentação e a infra-estrutura da empresa. "É preciso que os empresários providenciem seus manuais de procedimentos e equipamentos para estarem de acordo com a regulamentação brasileira", disse.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Só depois que tudo for aprovado pelo Ipem/Pr, é que o processo seguirá para o Inmetro, órgão nacional responsável por conceder o registro e a autorização para a empresa paraguaia exportar para o Brasil.