A 1ª Vara da Justiça Federal em Jacarezinho, no Norte Pioneiro do Paraná, registrou mais de 23 mil ações com pedidos de isenção do pagamento da tarifa de pedágio na cidade. O volume de processos foi contabilizado desde 2016. O valor da tarifa hoje é de R$ 24,40.
"Diariamente, inúmeras ações de isenção de tarifa de pedágio são distribuídas. A larga maioria já transitou em julgado [sem mais recursos], já que, lentamente, o número de novas ações vem caindo, seu trâmite é muito célere e, desde 2018, não há mais recurso de nenhum dos réus”, esclareceu o juiz federal substituto Gustavo Alves Cardoso à assessoria de imprensa da Justiça Federal do Paraná.
É o caso do jornalista Irineu Fonseca Junior, 36. Há três anos, ele se mudou de Londrina para Jacarezinho e se matriculou em um curso em Ourinhos (SP). "Estava tudo certo para eu começar o curso, mas esqueci do detalhe importante que era o valor do pedágio", contou. Sem conseguir arcar com os custos, ele deu entrada no pedido de isenção da cobrança. "É um processo burocrático, mas depois de um tempo consegui a carteirinha de isenção", relatou.
Leia mais:
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Programa Mulher Segura reduz em 37% número de feminicídios em 20 cidades
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Prefeitura de Cambé abre PSS para contratação de agentes de combate às endemias
Leia mais na Folha de Londrina