Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Complexo logístico

Justiça suspende obra que descumpriu legislação ambiental no Paraná

Redação Bonde com MP-PR
08 abr 2015 às 17:12

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Vara da Fazenda Pública de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), suspendeu, a pedido do Ministério Público do Paraná (MP-PR), a construção de um complexo logístico com barracões para locação, por descumprimento da legislação ambiental. O empreendimento está localizado na rodovia BR-277, Contorno Leste, no município de Guatupê, que integra a comarca de São José dos Pinhais.

De acordo com a ação civil pública ajuizada pela 2ª Promotoria de Justiça de São José dos Pinhais, em conjunto com a Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente de Curitiba, a obra trata-se de uma ocupação ilegal, já que vem sendo realizada em área úmida e de manancial, podendo prejudicar o abastecimento hídrico da RMC.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Diante desses fatos, a Justiça também determinou, em caráter liminar, a suspensão imediata da validade dos licenciamentos ambientais e do alvará de construção concedidos irregularmente pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e pelo município de São José dos Pinhais, respectivamente, em favor das duas construtoras responsáveis pela obra.

Leia mais:

Imagem de destaque
Com apoio do Estado

Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025

Imagem de destaque
Cinquenta anos de pena

Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio

Imagem de destaque
Superando média histórica

Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná

Imagem de destaque
Londrina em segundo lugar

Morador de Paranaguá ganha prêmio de R$ 1 milhão do Nota Paraná

O Ministério Público do Paraná ressalta que o empreendimento não possui qualquer utilidade pública ou interesse social e é de interesse exclusivamente econômico das empresas requeridas. Portanto, conforme enfatiza a decisão liminar, há "nítida sobreposição do interesse privado sobre a proteção ambiental de áreas de manancial (artigo 225 da Constituição Federal), cuja preservação é crucial para garantir futuramente o abastecimento hídrico da Região Metropolitana de Curitiba".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo