O governo do estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu), fará parcerias com os municípios do estado e com o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) para disponibilizar técnicos que façam os projetos de desenvolvimento nas cidades, em especial as menores.
A Sedu, segundo a assessoria de imprensa da secretaria, tem R$ 300 milhões para empréstimos aos municípios que precisem aplicar o dinheiro em projetos de desenvolvimento. Porém, de acordo com a pasta, muitas cidades não teriam como colocar a intenção em prática por falta de técnicos que façam o projeto.
A parceria com o Lactec ainda está em fase embrionária e tanto a Sedu quanto o Lactec buscam os melhores métodos para colocar em prática a ideia. "Estamos formatando uma parceria para viabilizar, de acordo com as prioridades de cada município, os projetos necessários à melhoria da qualidade de vida da população do Paraná, em especial dos pequenos municípios", disse o secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Segundo a Sedu, os municípios menores, que seriam cerca de 70% das 399 cidades do estado, são a prioridade, mas os demais municípios também poderão participar. A administração municipal entrará em contato com o Lactec para falar o que é necessário naquela cidade e o Instituto vai colocar um técnico à disposição do município para fazer o projeto. A secretaria ficará responsável pelo repasse da verba. Ainda não há data para o início desta parceria.