Curitiba - O deputado estadual Ney Leprevost (PSD) disputará o segundo turno em Curitiba contra Rafael Greca (PMN), que já administrou a cidade, entre 1993 e 1997. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, ele recebeu 219.727 votos (23,66%), contra 356.539 (38,38%) do político do PMN. O atual prefeito, Gustavo Fruet (PDT), que aparecia em segundo lugar em todas as pesquisas, ficou de fora, com 20,03%. O resultado, com 100% das urnas apuradas, foi confirmado perto das 18 horas.
O último levantamento do Ibope, divulgado na noite de sábado (1), apontava um empate técnico entre Fruet, com 19%, e Leprevost, com 15%, pela segunda colocação. Greca aparecia na frente, com 30%, mas bem abaixo do que o instituto indicava duas semanas atrás, que era 45%. É a segunda vez seguida que os eleitores da capital paranaense tiram do candidato à reeleição a chance de avançar para o segundo turno. Em 2012, quem sofreu derrota semelhante foi Luciano Ducci (PSB).
Dono de uma das maiores coligações, de sete partidos, Leprevost contou com o apoio do ex-colega de Assembleia Legislativa (AL) Ratinho Jr. (PSC), que desfruta de grande popularidade na cidade, para surpreender. O vice na chapa, o médico João Guilherme Moraes (PSC), foi indicado por ele. Ratinho é hoje secretário de Estado na administração do governador Beto Richa (PSDB).
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Resultado final da eleição para a Prefeitura de Curitiba:
Rafael Greca (PMN): 38,38%
Ney Leprevost (PSD): 23,66%
Gustavo Fruet (PDT): 20,03%
Maria Victoria (PP): 5,66%
Requião Filho (PMDB): 5,60%
Tadeu Veneri (PT): 4,28%
Ademar Pereira (Pros): 1,24%
Xênia Mello (PSOL): 1,15%