Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Balneabilidade

Litoral do Paraná tem dois locais impróprios para banho

Redação Bonde com assessoria de imprensa
29 jan 2015 às 14:14

Compartilhar notícia

- Arquivo/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O nono boletim de balneabilidade da temporada, divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) nesta quinta-feira (29), mostra que houve uma melhora na qualidade da água no Litoral paranaense. Nesta semana, apenas dois pontos aparecem como impróprios para banho: Ponta da Pita, em Antonina, e no Rio Marumbi, em Morretes.

O monitoramento da qualidade da água é realizado desde a criação do órgão ambiental e avalia a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água, que possibilita a verificação da contaminação por esgoto sanitário clandestino, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Por isso, o IAP alerta para que, ao alugar uma casa para a temporada, o veranista verifique se o imóvel está devidamente ligado à rede de esgoto do município ou se a fossa séptica está devidamente limpa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Vampiro de Curitiba

Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos

Imagem de destaque
53% dos colégios aptos

Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025

Imagem de destaque
Atenção!

Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná


ALERTA - Os locais avaliados são escolhidos de acordo com a concentração de banhistas e frequência que são utilizados para recreação. O IAP alerta que tomar banho em água contaminada pode causar doenças de pele, gastrenterite e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Doenças mais graves também podem ser transmitidas pela água, como hepatite A, cólera e febre tifoide.

Publicidade


SINALIZAÇÃO - No Litoral, os veranistas podem acompanhar a qualidade das águas por meio de bandeiras instaladas na orla, em totens eletrônicos e outros serviços do Governo do Paraná.


A bandeira de cor vermelha significa que a água está imprópria para banho nos 100 metros à esquerda e à direta da sinalização. A azul indica que a água possui bons índices e pode ser aproveitada pelos banhistas.

Publicidade


PORTA DE ENTRADA - Rios, canais e galerias de águas pluviais são as portas de entrada para a contaminação fecal e, consequentemente, os trechos de praia nas proximidades de sua foz que apresentam os mais altos índices de contaminação. Por isso, além desses pontos monitorados toda semana, esses locais são sinalizados permanentemente como impróprios e devem ser sempre evitados.


LOCAIS - Os locais com essas características no Litoral Paranaense são em Guaratuba (Rio Saí-guaçu, Rio do Tenente, Rio das Pedras, Canal do Camping, Canal Clevelândia, Galeria Mal. Deodoro, Rio Brejatuba); Matinhos (Canal da Praia Mansa, Canal Caiobá, Rio Matinhos); Pontal do Paraná (Rio Olho d'água); e Ilha do Mel (Rio Pontinha).

Os veranistas de todo Estado também podem obter essa informação no site do IAP, junto à imprensa e nos comércios locais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo