Os municípios do Litoral do Paraná retornaram à normalidade nesta quarta-feira (3), depois de um feriado sob atenção por causa da forte chuva que atingiu a região. A precipitação elevou o nível dos rios Nhundiquara, Marumbi e Pinto em quase seis metros.
Morretes, município mais atingido pelo temporal, decretou situação de emergência para agilizar a captação de recursos financeiros e atender as necessidades da cidade.
Uma equipe da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil foi deslocada para a região ainda na segunda-feira (1º). O chefe da Comunicação Social da Defesa Civil, capitão Marcos Vidal, informou que o órgão tem atuado para orientar e auxiliar Morretes no preenchimento das documentações necessárias para requisitar os recursos.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
“Estamos prestando assistência a Morretes e aos demais municípios do Litoral. Apesar deste retorno aos níveis normais dos rios, continuaremos monitorando a região e dando todo o suporte necessário”, afirmou o capitão Vidal.
Em Morretes, um casal continua acolhido na casa de parentes. Os outros 15 desabrigados e 58 desalojados já retornaram para as suas residências. “O cenário para essas famílias foi difícil, pois muitas perderam seus mantimentos e móveis”, disse o coordenador da Defesa Civil do município, Diogo Dornelles Bueno.
O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) informou que também foram registrados pontos de alagamentos em estações meteorológicas de Antonina e Guaratuba. As cidades já se encontram em situação normal.