O governador Roberto Requião anunciou ontem (14) que o Governo do Paraná vai construir, em 2009, mais penitenciárias no interior do Paraná. "No próximo ano, já estão previstas penitenciárias feminina e de regime semi-aberto. Neste ano, já teremos os terrenos desapropriados e os projetos arquitetônicos e de construção civil prontos", afirmou o governador.
Segundo o secretário de Obras, Júlio Araújo Filho, estão previstas a penitenciária feminina para Foz do Iguaçu e a de regime semi-aberto para Londrina. De acordo com o secretário, nos próximos meses, o Governo do Paraná deve inaugurar as penitenciárias em Francisco Beltrão e Maringá, que já estão prontas, e a penitenciária em Foz do Iguaçu, que deve ficar pronta no próximo mês.
Além do anúncio dos novos projetos, o governador informou que as unidades, prestes a serem inauguradas, terão funcionários concursados. "Foi consolidado o projeto da construção da penitenciária de Cruzeiro do Oeste, financiada pelo Governo Federal", disse Requião. De acordo com Araújo, a licitação para a construção da penitenciária de Cruzeiro do Oeste, anunciada ano passado, deve acontecer até abril deste ano. A unidade deve ter 960 vagas em regime fechado para jovens entre 18 e 24 anos.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
As informações são da Agência Estadual de Notícias.