Um levantamento divulgado nesta segunda-feira (17) pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) mostra que 46.419 motoristas paranaenses tiveram que realizar o curso de reciclagem entre janeiro e novembro deste ano, após exceder o limite de 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
No período, foram realizados 1,3 mil cursos no Estado, sendo 23.095 vagas em Curitiba e 23.324 no interior do Estado.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
"As vagas são abertas de acordo com a demanda de motoristas suspensos que procuram o Detran para regularizar a situação. A disponibilização de turmas extras depende da demanda em determinada região do estado", explica o coordenador de Educação para o Trânsito do departamento, Juan Ramon de Soto Franco.
Atualmente, o Detran conta com 101 instrutores, servidores da autarquia, que ministram o curso de reciclagem em todo o Paraná. Desde o início deste ano, também é possível participar da reciclagem nos Centros de Formação de Condutores (CFCs). Ao todo, 224 autoescolas já estão credenciadas para oferecer as aulas.
O Detran alerta para o grande número de motoristas que faltam ao curso depois de inscritos. Em 2012, as faltas aumentaram quase em 100%. Neste ano, mais de 3,4 mil vagas ficaram ociosas e deixaram de ser repassadas a outros candidatos. Enquanto que em 2011 foram apenas 1.725.
CURSO – É obrigatório para condutores que tiveram a carteira de habilitação suspensa, seja pelo acúmulo de 20 pontos em infrações, ou por suspensão direta. A notificação da suspensão é entregue pelos Correios e o motorista tem 30 dias para se apresentar ao Detran e entregar sua carteira de habilitação. O condutor fica proibido de dirigir até cumprir o prazo de suspensão e participar das aulas.
O curso de reciclagem tem duração de 30 horas-aula e abordada temas relacionados à direção defensiva, primeiros socorros, legislação de trânsito e relacionamento interpessoal. A taxa cobrada é de R$ 88,74.