Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Reunião agendada

Manifestações do MST são encerradas em três trechos do Paraná

Redação Bonde
19 mai 2016 às 10:27

Compartilhar notícia

- Gina Marcondes/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) se mobilizaram em protesto na praça de pedágio de Arapongas, na BR-369, na região metropolitana de Londrina, na manhã desta quinta-feira (19). Além disso, membros do movimento que residem em um assentamento entre o distrito de Lerroville, em Londrina, e o município de Tamarana protestaram na rodovia PR-445.

A praça de pedágio de Arapongas foi tomada pelos manifestantes por volta das 9h, com liberação das cancelas e consequente acesso livre dos motoristas pelo trecho. Até as 17h o tráfego continuava liberado e os motoristas passavam sem pagar tarifa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já no protesto na PR-445, durante a tarde desta quinta os manifestantes fechavam a estrada por uma hora e liberavam os carros por meia hora. Ambulâncias e veículos de saúde eram os únicos autorizados a passar.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Consciência Negra

Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira

Imagem de destaque
Fique atento!

Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores

Imagem de destaque
Falso processo de suspensão

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Imagem de destaque
Melhor da América Latina

Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo


Viaturas da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) acompanharam a movimentação dos manifestantes, que liberaram apenas a passagem de ambulâncias ou veículos com cargas perecíveis. Não houve registros de confusão entre a polícia e a organização do protesto, que contava com cerca de 300 pessoas. Moradores do Assentamento Eli Vive participaram e reivindicavam junto com os demais membros.

Publicidade


Os protestos fazem parte da série de mobilizações encabeçadas pelo MST, que são contrários à decisão de desocupar a Fazenda Santa Maria, em Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste do Paraná.


Além do protesto na praça de pedágio de Arapongas e na PR-445, em Londrina, nesta manhã o MST protestou na BR-277, em Laranjeiras do Sul e na Praça de pedágio da BR-376, em Mandaguari.

Publicidade


Segundo informações da PRF, às 20h o movimento encerrou as manifestações, na BR-277, em Nova Laranjeiras; nas praças de pedágio na BR-369, em Arapongas; e na BR-376, em Mandaguari. O motivo divulgado pela assessoria de imprensa do MST, é que o movimento conseguiu agendar uma reunião com o governador para a próxima segunda-feira (23), para tratar de sua pauta de reivindicações.


Entenda

Publicidade


A fazenda foi ocupada no dia 18 de março pela justificativa de que o dono da propriedade seria um dos investigados na Operação Lava Jato. Os advogados do proprietário alegam que a justificativa é inválida, já que o cliente não está entre os investigados.


Dois dias após a ocupação, foi expedida a ordem de reintegração de posse, estabelecendo um prazo de 48 horas para que o local fosse desocupado. (com informações da repórter Viviani Costa, da Folha de Londrina)

(Matéria atualizada às 21h15)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo