Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Relembre o caso

Mantida sessão que vai julgar professor acusado de matar diretor da Uenp

Vitor Ogawa - Grupo Folha
16 jan 2021 às 17:22
- Pedro Marconi - Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ministro Humberto Martins, indeferiu pedido de tutela provisória de urgência para suspender a sessão do tribunal do júri que vai analisar o caso de um professor universitário acusado de matar a golpes de machado o diretor do campus da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), no município de Cornélio Procópio. O episódio aconteceu em 2018. O diretor Sérgio Ferreira tinha 60 anos e trabalhava na instituição de ensino desde 1990. Foi coordenador e chefe do departamento de Administração e estava no segundo mandato na direção do campus de Cornélio Procópio. Após o homicídio, o acusado fugiu para o interior de São Paulo, onde foi detido. Em abril de 2019, quando interrogado no Fórum, ele afirmou que se arrependeu do que fez e disse que era amigo do alvo.


A defesa pleiteou a concessão de efeito suspensivo até o exame definitivo do agravo em recurso especial interposto em busca do desaforamento da sessão do júri marcada para o próximo dia 11 de fevereiro. Argumentou que a manutenção do julgamento na comarca de Cornélio Procópio violaria o direito do réu à plenitude de defesa, em razão de alegadas dúvidas quanto à imparcialidade dos jurados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Isso porque, de acordo com a defesa, o episódio gerou enorme comoção local – com a realização de protestos e até a inauguração de um memorial –, pois o alvo era bastante popular no município.

Leia mais:

Imagem de destaque

Rompimento de adutora afeta abastecimento em bairros de Apucarana

Imagem de destaque
Nesta semana

Técnicos do IAT de Pitanga resgatam filhote de coruja-buraqueira

Imagem de destaque
Na próxima semana

Fórum de turismo religioso que acontecerá em Lunardelli segue com inscrições abertas

Imagem de destaque
Aedes avança pelo PR

Saúde confirma oito mortes por dengue em Londrina e Rolândia; confira dados do boletim


O pedido de desaforamento foi negado em primeira e em segunda instâncias. Conforme o acórdão recorrido, não há elementos concretos que indiquem a existência de pressão popular sobre o júri local, nem risco comprovado à segurança pessoal do réu. Segundo a decisão do Tribunal de Justiça do Paraná, a repercussão social dos fatos, por si só, não serve de justificativa para a mudança do foro do julgamento popular.

Leia mais na Folha de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade