Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Enfrentamento da pandemia

Maringá publica novo decreto que regulamenta medidas de contenção do coronavírus

Heloisa Corso - Estagiária*
26 mar 2021 às 18:00
- Mileny Melo/ PMM
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


A prefeitura de Maringá publicou, nesta sexta-feira (26), um novo decreto que regulamenta as medidas de contenção do coronavírus na cidade. O documento ressalta a necessidade de diminuir a circulação de pessoas e evitar aglomerações no município, buscando minimizar a possibilidade de contágio em um dos momentos mais críticos de ocupação dos leitos de UTI do município.

Serviços religiosos

O texto ainda prorroga o último decreto até 6 de abril, mas com algumas alterações. Os serviços religiosos podem funcionar com ocupação máxima de 15% de sua capacidade, com exceção do feriado de páscoa (2 a 4 de abril) que poderá funcionar com até 30%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Restaurantes

Os serviços alimentícios podem realizar atendimento presencial com consumo no local até as 15h; retirada no balcão e drive thru até as 20h e delivery até às 23h. Contudo, devem funcionar com ocupação máxima de 50% de sua capacidade, sendo obrigatório a exibição de placas informando o número máximo de clientes. As mesas deverão manter distância de dois metros entre si, com limitação de seis consumidores em cada uma.

Leia mais:

Imagem de destaque
Contra o Iguaçu

Apucarana vence na estreia da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense

Imagem de destaque
Cursos totalmente gratuitos

Projeto capacita mulheres em situação de vulnerabilidade social para atuar na área da beleza

Imagem de destaque
Dia D

Saúde promove campanha de multivacinação neste sábado em Cambé

Imagem de destaque
Reforço técnico e estrutural

Norte Pioneiro: IAT retoma vistorias aquáticas em Jacarezinho


Quanto a higienização no atendimento presencial, indica-se a utilização do álcool gel 70º INPM e fica proibido o uso de toalhas, exceto se descartáveis, que deverão ser trocadas a cada utilização. Em restaurantes buffet, é necessário a disponibilização de luvas descartáveis para o cliente ou um funcionário para servi-lo.

Publicidade


Academias


As academias podem funcionar de de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h30, com até 30% da capacidade do espaço. Entretanto, aulas e treinos devem ter no máximo 50 minutos com agendamento prévio.

Publicidade


O estabelecimento deverá fornecer tapete sanitizante na entrada e cobrar o uso de máscara para clientes e colaboradores. Além disso, devem entregar um kit para cada cliente com álcool 70% e toalhas ou lenços, para higienização dos equipamentos, antes e depois de sua utilização. Ressalta-se que é proibido o compartilhamento e revezamento de objetos e aparelhos, sendo a troca permitida somente ao final da série. Após cada série individual de exercícios, os aparelhos devem ser higienizados.


Cursos

Publicidade


O decreto ainda autoriza cursos de idiomas, profissionalizantes, artes, reforço escolar, música e similares com no máximo três
alunos por turma, desde que seja obedecida a ocupação máxima de um aluno a cada 12,5 m2. O ambiente deve estar higienizado nos padrões de segurança sanitária e os presentes dever seguir rigorosamente as regras de proteção ao Covid-19.


Feriado de Páscoa

Nos dias 2 a 4 de abril, fica autorizada a abertura e funcionamento somente postos de combustíveis, com exceção das lojas de conveniências, distribuidoras de gás, farmácias, clinicas veterinárias para atendimento de urgência e laboratórios de análises clínicas, radiologia e congêneres. Além disso, os serviços de delivery poderão funcionar até às 23h e os profissionais envolvidos na geração de atividades online ficam dispensados do toque de recolher apenas para deslocamento de retorno aos seus domicílios


A prefeitura ressalta que continuam em vigor os decretos anteriores relacionados ao combate à pandemia, assim como as resoluções publicadas, revogando-se apenas as disposições que contrariem o presente documento

*Sob supervisão de Fernanda Circhia


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade