A Sanepar e a Prefeitura de Maringá assinaram nesta semana o contrato para a realização de investimentos na área de saneamento, através Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Pelo contrato assinado, serão investidos R$ 18,9 milhões na ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade. Os recursos são provenientes da Caixa Econômica Federal.
De acordo com o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, as obras devem começar em maio de 2008 e sua conclusão está prevista para maio de 2010. "Com esses investimentos vamos ampliar o índice de atendimento dos serviços de coleta de esgoto de 78% para 85%, atingindo a meta fixada pelo governador Requião para cidades com mais de 50 mil habitantes. Essas obras também vão gerar empregos e movimentar a economia da cidade", destacou Stênio.
Além da assinatura do contrato, a Sanepar também apresentou o projeto que será executado na cidade. Segundo o gerente de Projetos e Obras da empresa, Reinaldo Antônio Fernandes, serão implantados 50 mil metros de rede coletora de esgoto e executadas 2.500 ligações prediais. A obra também prevê a ampliação das Estações de Tratamento de Esgoto Alvorada e Mandacaru, e a construção de quase 10 mil metros de interceptores (tubulações).
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
O prefeito Sílvio Barros disse que os investimentos são de grande importância para os moradores, pois vão trazer soluções e mais qualidade de vida para moradores de vários bairros. "O município vai participar, ao lado da Sanepar, com várias parcerias, objetivando o melhor para a população", enfatizou Barros.
Entre os bairros beneficiados com os investimentos do PAC estão o Jardim Madri, Cidade Alta, Sol Nascente, Villagio Treviso, Bertioga e São Silvestre.