Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Metade das cidades brasileiras não tem esgoto

Maigue Gueths - Folha de Londrina
27 mar 2002 às 17:44

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quase a metade dos municípios brasileiros não têm serviço de coleta de esgoto. A falta de coleta e tratamento de esgoto é o principal problema de saneamento no Brasil. É o que revela a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico-2000 (PNSB), divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Pouco mais da metade (52,2%) dos municípios têm serviço de coleta de esgoto. Mas o maior problema é que apenas 33,5% dos domicílios são atendidos pela rede geral de esgoto. Na pesquisa de 1989, 47,3% das cidades tinham algum tipo de esgotamento sanitário.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nesse ponto, a Região Sul mostrou pior desempenho do que o Nordeste. Entre os municípios brasileiros que não têm coleta de esgoto, o Norte é a região mais preocupante, com 92,9% das cidades sem coleta, seguida pelo Centro-Oeste (82,1%). Em terceiro lugar aparece o Sul, onde 61,1% dos municípios não têm coleta. No Nordeste, 57,1% estão sem esgoto. A única região com bons indicativos é o Sudeste, onde apenas 7,1% das cidades não têm esgoto sanitário.

Leia mais:

Imagem de destaque
E dois adultos

Cambé registra duas mortes de crianças por suspeita de dengue

Imagem de destaque
Censo 2022

IBGE: Norte e Noroeste do Paraná têm populações com maior nível de escolaridade

Imagem de destaque
Lamentável

Jovem foge após ser agredida e ter pertences quebrados por convivente em Jandaia do Sul

Imagem de destaque
Violência doméstica

Mulher acusa convivente de agredi-la com socos, chutes e capacetadas em Cambira


Os principais receptores do esgoto in natura não coletado são os rios e mares, comprometendo a qualidade da água utilizada para abastecimento, irrigação e tratamento.

Publicidade


De modo geral, a pesquisa apresentou pequenas melhorias em relação ao estudo de 89.


Dos 5.507 municípios atuais, 97,9% têm serviço de abastecimento de água

Publicidade


78,6% têm serviço de drenagem urbana


99,4% têm coleta de lixo.

Publicidade


Apesar da maioria ser abastecida por água, 116 municípios (2% do total), a maioria deles no Norte e Nordeste, não têm abastecimento de água.


No que se refere aos domicílios, a situação é mais preocupante. A cobertura brasileira é de 63,9%, caracterizada por um grande desequilíbrio regional. No Sudeste, 70,5% das casas são atendidas, enquanto nas regiões Norte e Nordeste o serviço alcança, respectivamente, 44,3% e 52,9% dos domicílios.

Entre 89 e 2000, o volume total de água distribuída por dia no Brasil cresceu 57,9%. Os governos, entretanto, não conseguiram aumentar o índice de tratamento. Em 89, 3,9% da água não eram tratadas. Em 2000 a proporção praticamente dobrou, passando para 7,2% do volume total.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo