A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Ponta Grossa recolheu, na quinta-feira (30), 19 caixas com lâminas de uso laboratorial, para exames de citologia oncótica, na rua Siqueira Campos, no bairro Contorno, próximo à BR 376. Cada caixa possuía aproximadamente 200 lâminas já usadas. No total, o material apreendido alcançou 240 quilos.
A denúncia partiu de um morador do local, que encontrou o material jogado. As lâminas deveriam ter sido descartadas adequadamente, já que haviam sido usadas. O material está passando pela análise da Vigilância Sanitária Municipal, que – no entanto - já descartou a possibilidade do material apresentar risco de contaminação.
O material foi recolhido do local e encaminhado para a devida destinação. Uma parte das lâminas está com a equipe da Vigilância Sanitária Municipal, para análise. O farmacêutico bioquímico Isaías Montes Filho, responsável pela análise, suspeita que o material seja proveniente de outra cidade.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
"Havia o endereço do laboratório, mas inicialmente não conseguimos atestar isso. Estamos investigando a procedência desse material". Segundo ele, esta é a primeira vez que esse tipo de material é encontrado descartado de forma inadequada.
Depois de todas as análises necessárias, será montado um processo administrativo para que o caso possa ser investigado administrativamente. O relatório também será enviado para a 3ª Regional de Saúde, para que possa comunicar outros municípios sobre o ocorrido. Ou tomar, eventualmente, providências quanto aos autores do descarte irregular.