Um grupo de moradores de Santa Isabel do Ivaí está programando um protesto para o início da tarde desta segunda-feira. O objetivo é chamar a atenção sobre as condições de atendimento da saúde pública. Os moradores reclamam, principalmente, da demora no resultado dos exames sobre toxoplasmose e da falta de informações sobre os perigos da toxoplasmose. Dos cinco médicos que prestam serviços no único posto de saúde da cidade, quatro estão de férias.
O deputado federal Padre Roque (PT-PR) visita hoje todos os pontos do sistema de abastecimento de água de Santa Isabel do Ivaí. A principal suspeita de contaminação da toxoplasmose recai sobre o reservatório de água – uma ninhada de gatos chegou a ser encontrada no reservatório de água do município.
Segundo o vereador Cezar Matos (PT), Padre Roque pretende fazer uma denúncia pública da situação da saúde na Câmara dos Deputados, em Brasília. O deputado é integrante da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Segundo Matos, a água sempre foi o maior ‘orgulho’ da população de Santa Isabel do Ivaí. ‘De fato, a salubridade é de primeira qualidade’, afirmou o vereadore. ‘Mas as condições do sistema de abastecimento são inadequadas’, acrescentou.
Matos contou que está incentivando a população a conhecer o principal reservatório do município. ‘Só assim as pessoas vão tomar consciência do local de onde a água é distribuída para parte do município’, afirmou o vereador.