Morreu nesta quinta-feira (12), em Curitiba, a ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça Denise Arruda, que foi a primeira mulher a chegar ao cargo de desembargadora em caráter efetivo do Tribunal de Justiça do Paraná e a quarta a exercer função de ministra do STJ no Brasil.
Ela faleceu em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Denise nasceu em 1941 e fez faculdade de Direito na Universidade Federal do Paraná, onde se formou em 1963. Ela exerceu advocacia até o ano de 1966, quando entrou para a carreira da magistratura, como juíza substituta.
Ela passou pelas comarcas de Jacarezinho e Santo Antônio da Platina. Em 1967, após prestar concurso de Juiz de Direito, atuou nas comarcas de Mallet, Jandaia do Sul, Peabiru, Londrina e Curitiba. No ano de 1993, foi promovida ao Tribunal de Alçada do Estado do Paraná, onde chegou ao cargo de vice-presidente.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Denise ocupou, entre 2002 e 2003, o cargo de desembargadora do TJPR, sendo a primeira mulher a chegar ao cargo em caráter efetivo. Em 2003, foi chamada para integrar o corpo de ministros do STJ, onde permaneceu até o ano de 2010, quando se aposentou.
O velório da ministra aposentada será realizado na capela do TJPR.