O movimento nas estradas que ligam a Região Metropolitana de Curitiba aos principais destinos turísticos para o feriado prolongado de Natal começa a aumentar na tarde desta sexta-feira (20). A previsão de maior movimento é em direção ao interior do estado e para o Litoral. As obras serão suspensas para facilitar o tráfego.
O maior movimento deve ocorrer entre Curitiba e o Interior do Paraná. Segundo a concessionária RodoNorte, na BR-277, no trecho que passa pela cidade de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, em que há encontro com a BR-376, o fluxo pode ser o dobro do normal em alguns dias.
Na sexta-feira (20), o movimento neste trecho da BR-277 será mais intenso entre as 19h e 21h, com aumento de 44% no fluxo de veículos em ambos os sentidos. No sábado (21), o movimento começará a aumentar a partir das 7h e deve continuar bastante alto até as 20h do mesmo dia, com fluxo 113% maior do que o normal. Na BR-376, entre Ponta Grossa e Apucarana, o fluxo deve aumentar em até 144% no sábado e 111% no domingo (22).
Leia mais:
MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente
Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado
Zezé di Camargo e Luciano, Sorriso Maroto e Gustavo Mioto estão entre as atrações do Verão Maior Paraná
IAT orienta sobre cuidados com filhotes de aves encontrados fora do ninho
De acordo com a concessionária, os motoristas que pretendem seguir viagem para o Norte do Paraná devem se preparar para um trânsito lento, por causa do excesso de veículos. O tempo de viagem deve ser maior do que o normal.
Litoral - entre o sábado e o dia 26 de dezembro é esperado movimento de 150 mil veículos em ambos os sentidos da BR-277, no trecho entre Curitiba e o Litoral do Paraná. Desse total, 90 mil vão em direção às praias. O fluxo mais intenso é esperado para a sexta-feira e o sábado.
Na sexta-feira, segundo a concessionária Ecovia, entre as 19h e 21h, o fluxo de veículos será de 2 mil por hora em direção às praias. Além deste horário, é esperado pela concessionária movimento também intenso entre as 10h e 11h de sábado, com 1,7 mil carros por hora rumo ao Litoral.
Outros estados - A partir desta sexta-feira, é esperado aumento de 52% no volume de veículos na BR-376 em direção ao Litoral de Santa Catarina. A estimativa da concessionária Autopista Litoral Sul é de que o tráfego possa até dobrar em dias específicos, como é o caso do Natal e Ano Novo.
Para os motoristas que vão viajar para Santa Catarina pela BR-116, o fluxo deve ser 22% maior do que em dias normais, de acordo com a concessionária Autopista Planalto Sul. A empresa estima movimento maior na sexta-feira, a partir do meio-dia, e no sábado, entre as 10h e 13h. Um dos trechos com tráfego mais intenso deve ser o km 115, na saída de Curitiba.
Também pela BR-116, porém em direção ao estado de São Paulo, a estimativa da concessionária Autopista Régis Bittencourt é de tráfego 20% acima do normal entre Curitiba e a capital paulista. O movimento será maior a partir das 16h de sexta-feira (20) e segue alto até as 0h de sábado. Neste mesmo dia, o fluxo será maior entre as 6h e 15h. O motorista que pretende trafegar de São Paulo para Curitiba deve ficar atento ao desvio feito pela empresa na região de Campina Grande do Sul, por causa de obras na rodovia.