Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nova proposta

Motoristas e cobradores de Curitiba têm até as 15h de sábado para decidir volta ao trabalho

Mariana Franco Ramos, Andréa Bertoldi e Adriana De Cunto
28 fev 2014 às 19:39

Compartilhar notícia

- Arquivo/Bonde
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A desembargadora Ana Carolina Zaina, do Tribunal do Trabalho da 9ª Região, deu prazo até as 15 horas deste sábado (1º) para que os cobradores e motoristas de ônibus de Curitiba e Rede Integrada de Transporte (RIT) se manifestem sobre a negociação salarial da categoria.

A sugestão do TRT foi de manter a data-base em 1º de fevereiro, conceder reajuste de 9,28%, abono de R$ 300 e reajuste de 10,5% na cesta básica. Caso os trabalhadores não aceitem, a magistrada encaminhará a demanda para dissídio coletivo. A decisão foi tomada na terceira reunião de conciliação entre trabalhadores e empresas, que durou quase cinco horas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O advogado Carlos Eduardo Santiago, representante do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Curitiba e Região (Setransp), disse que as companhias aceitam não descontar os dias parados, desde que a nova proposta seja aprovada em assembleia e que os motoristas e cobradores voltem ao trabalho. A classe patronal disse ainda assegurar as demais cláusulas da convenção coletiva.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR-445 e PR-323

Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto


Em nota, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), afirmou que considerou fundamental a decisão da Justiça do Trabalho de antecipar a audiência, inicialmente marcada para o dia 6 de março.''A preocupação da administração municipal era garantir a retomada do atendimento para a população''. Para auxiliar no transporte dos passageiros, o Executivo municipal disponibilizou ontem 818 veículos, sendo 512 carros particulares e 304 da frota oficial.


Valor do reajuste

Na ata da audiência, o Tribunal Regional do Trabalho estipulou o aumento em 9,28%, sendo 5,26% do INPC, índice que corrige a inflação, e 3,82% de aumento real. A soma, no entanto, totaliza 9,08%. O TRT-PR foi procurado pela reportagem para explicar a diferença na soma, mas ninguém foi encontrado para comentar. O advogado Elias Mattar Assad, que representa o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), não soube informar o motivo do desencontro entre os números. "Vale o que está na ata", afirmou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo