Os motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba e demais funcionários das empresas de transporte coletivo da capital entraram em acordo com as empresas sobre o pagamento do 13° salário e suspenderam qualquer possibilidade de greve do setor nos próximos dias. O acordo foi firmado nesta sexta-feira (30).
Participaram de uma audiência para chegar a um entendimento sobre o assunto o Sindicado dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), Sindicato dos Empregados em Escritórios e Manutenção nas Empresas de Transporte de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat), Sindicato das Empresas de Ônibus (Setransp), Urbs e Comec. A audiência foi realizada no Ministério Público do Trabalho (MPT).
Os funcionários reclamavam que as empresas queriam realizar o pagamento do 13° salário em quatro parcelas (novembro, dezembro, janeiro e fevereiro), mas, segundo o Sindimoc, o acordo coletivo previa pagamento em apenas duas parcelas. As empresas reclamavam de problemas financeiros e culpavam, em parte, a prefeitura pelos problemas.
Leia mais:
Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola
Defesa Civil alerta para mais uma tempestade nas próximas horas na região de Rolândia
Paraná ganha voo direto de Curitiba a Assunção a partir desta terça-feira
Motorista sem CNH morre após carro capotar em rodovia no Noroeste do Paraná
Com a conciliação, ficou definido que 13° salário será pago em quatro parcelas, mas todas até o final de 2012, divididas em 25% do que os empregados precisam receber: o primeiro pagamento será nesta sexta-feira, seguido de outros 25% nos dias 11, 20 e 28 de dezembro.
Segundo o Sindimoc, para compensar o parcelamento feito em quatro parcelas, as empresas se comprometeram a pagar um abono, no pagamento salarial de março de 2013, de 3% sobre os vencimentos.