Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sacolas plásticas

MP dá prazo final a supermercadistas do Paraná

Redação Bonde
18 out 2007 às 21:29

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente, do Ministério Público do Paraná, reuniu-se nesta quinta-feira (18), em Curitiba, com representantes das redes supermercadistas Carrefour, Wal-Mart e Pão de Açúcar. O MP-PR cobrou novamente das empresas a apresentação de formas alternativas às tradicionais sacolas plásticas para a distribuição de mercadorias aos clientes.

Nenhum dos três grupos apresentou sugestões – o pedido inicial da Promotoria havia sido feito em 24 de maio deste ano. O procurador de Justiça Saint-Clair Honorato Santos, que conduziu o encontro, determinou um prazo final de mais 30 dias para que os supermercados cumpram a recomendação. Após esse período, as empresas estarão sujeitas a multa ambiental (Lei Federal 9605/98), que pode variar de R$ 50 a R$ 50 milhões em razão do volume de sacolas distribuídas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Durante o encontro, seguindo pedido anterior da Promotoria, as redes Pão de Açúcar e Carrefour apresentaram a relação mensal de sacolas que entregam aos clientes no Paraná – 1,5 milhão e 2,1 milhões, respectivamente. A rede Wal-Mart não apresentou esse balanço. Em maio, o MP-PR reuniu os 14 maiores supermercadistas da capital e região e pediu propostas de solução para o problema das sacolas plásticas. Estima-se que, mensalmente, o estado receba um passivo ambiental de 80 milhões de sacolas. As empresas têm liberdade total para definir qual alternativa ao plástico devem adotar para minimizar o estrago causado ao meio ambiente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo