A Promotoria de Justiça de Matinhos (Litoral do Estado) firmou Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Prefeitura de Matinhos para que o município não realize eventos culturais abertos que utilizem carros de sons, trios elétricos e similares, com horário de encerramento após a meia-noite, especialmente nos próximos feriados deste ano e no período de temporada de verão de 2012/2013.
O TAC abre um precedente para a virada do Ano Novo e Carnaval, em que o encerramento deverá ocorrer até duas horas da madrugada.
As representantes do Ministério Público do Paraná no TAC são as promotoras de Justiça Juliana Krause Kohlmann e Carolina Dias Aidar de Oliveira. O documento também determina ao município que coíba terceiros de realizarem eventos com carros de som.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
De acordo com a Promotoria, o TAC foi formado devido a diversas reclamações da população, relativas à poluição sonora decorrente das promoções culturais da Prefeitura Municipal, especialmente aquelas com utilização de bandas e trios elétricos promovidas em feriados e período de temporada de verão.
O descumprimento do acordo prevê multa no valor R$ 10 mil, para cada evento realizado. O valor será revertido ao Fundo Estadual do Meio Ambiente.