A 2ª Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente de Curitiba ajuizou ação civil pública contra o município de Pinhais (região metropolitana de Curitiba) e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), por causa de um despejo irregular no Parque Histórico de Curitiba.
De acordo com a Promotoria, a ação foi motivada por reclamação, segundo a qual o município de Pinhais teria desviado tubulações por onde se despejam diariamente, além de águas pluviais, esgoto sanitário e detritos industriais, para dentro do Parque Histórico de Curitiba, também conhecido como "Vilinha", às margens do Rio Atuba, na região do Bairro Alto.
O MP-PR aponta que a Sanepar, responsável pelo fornecimento de água e pelo tratamento de esgoto sanitário no município de Pinhais, foi autuada pelo lançamento de esgotos sem o devido tratamento no Rio Atuba, razão pela qual também integra o pólo passivo da ação.
Leia mais:
Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário
Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti
Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti
Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras
Na ação civil pública, que tramita desde o início de outubro na 8ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, o promotor de Justiça Sérgio Luiz Cordoni requer que o município de Pinhais remova as tubulações de drenagem e regularize o lançamento de águas pluviais com contaminação de efluentes. Também pede à Justiça que a Sanepar implante rede coletora de esgotos domésticos que atenda a região do Parque Histórico de Curitiba.