Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Em Jacarezinho

Multa por derramamento de óleo em bacia do Paranapanema pode chegar a R$ 1 milhão

Redação Bonde
27 jun 2016 às 13:06

Compartilhar notícia

Reprodução/Portal JNN
siga o Bonde no Google News!

Nesta segunda-feira (27), o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) informou o valor da multa referente ao acidente ambiental envolvendo uma carreta com três compartimentos com aproximadamente 57 mil litros de óleo Diesel AS-500, de Araucária, região metropolitana de Curitiba que seguia para Cuiabá (MT). O veículo tombou no km 4 da BR 153, local conhecido como "pedra criminosa", entre Jacarezinho (PR) e Ourinhos (SP), perto das 8h do último domingo.

Como consequência do acidente de transito, um dos compartimentos do veículo rompeu, e cerca de 34 mil litros de óleo vazaram até o rio Paranapanema. Ainda conforme o IAP, a infração deverá ser lavrada após a finalização de atendimento ao acidente - que deve ocorrer na próxima semana - e a avaliação do dano ambiental.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


Uma empresa terceirizada contratada pela transportadora responsável pela carreta - que tombou no quilometro quatro da BR-153 em Jacarezinho neste domingo (26) – faz o trabalho de rescaldo do acidente e já instalou quatro barreiras de contenção ao longo do rio. Conforme comunicado do IAP, até a manhã desta segunda-feira (27) não havia sido constatada mortandade de peixes no Paranapanema.


Segundo o comunicado, "o IAP trabalha na avaliação da extensão do acidente ambiental realizando diversas vistorias no rio e coleta de amostras de água que serão analisadas em laboratório", diz a nota oficial. As análises das amostras coletadas deverão ficar prontas em até 20 dias.


Por causa da temperatura da água e as características do rio, o óleo deverá permanecer na superfície da água, o que deve facilitar o processo de retirada do produto. "Por precaução, as entidades que acompanham o desdobramento do acidente recomendam a suspensão da pesca na região", destaca o comunicado do IAP.


O acidente foi atendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, concessionária Triunfo/Econorte e Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O instituto e as outras entidades acompanham os desdobramentos do acidente ocorrido no último domingo (26) na BR 153, em Jacarezinho. O IAP continuará acompanhando os trabalhos na região.

Cadastre-se em nossa newsletter

(com informações do Portal JNN)


Últimas notícias

LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas