Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em Curitiba

Na volta às aulas, vereadores pedem melhorias no trânsito

Redação Bonde com CMC
14 fev 2013 às 08:50

Compartilhar notícia

- Anderson Tozato/CMC
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ano letivo de 2013 na rede municipal de ensino de Curitiba começa nesta quinta-feira (14), com cerca de 140 mil estudantes matriculados. Às vésperas do início das aulas, diversos vereadores encaminharam pedidos à prefeitura com melhorias para as escolas e creches que integram o sistema. A maioria dos requerimentos tratam da segurança, principalmente na sinalização do trânsito no entorno das instituições de ensino.

Em um dos pedidos, por exemplo, o vereador Mauro Ignácio (PSB) sugeriu ao Executivo a substituição das lombadas existentes na frente dos estabelecimentos de ensino por travessias elevadas. De acordo com o parlamentar, padronizar a sinalização, com a implantação das travessias, garante maior segurança para pais, alunos, professores e funcionários, já que as mesmas priorizam a passagem dos pedestres, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). "Os veículos apenas diminuem a velocidade para transpor as lombadas, mas serão obrigados a parar na travessia elevada para dar preferência aos pedestres", frisou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A instalação de uma travessia elevada em frente ao Colégio Julio Mesquita, no Jardim das Américas, também foi um pedido de Helio Wirbiski (PPS) à prefeitura. Com o requerimento, o parlamentar quer evitar acidentes envolvendo crianças e adolescentes que frequentam a instituição.

Leia mais:

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola

Imagem de destaque
Cinco feridos

Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão


Em atendimento às solicitações de pais de alunos da Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesserolli, o vereador Tico Kuzma (PSB) encaminhou ao Executivo pedido de mudança de faixa de pedestres para a frente do portão da instituição, que fica na Rua João Ribeiro Lemos, Bairro Novo Mundo. Cristiano Santos (PV), por sua vez, requereu reforço na sinalização entre as ruas Décio Barreto e Davi Xavier da Silva, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). "O cruzamento tem visibilidade ruim e a sinalização é fundamental para orientar os motoristas que passam pelo local. Outro agravante é o grande fluxo de jovens estudantes que passam pelo local diariamente a caminho da Escola Municipal Albert Schweitzer", justificou.

Rogerio Campos (PSC) solicitou a instalação de uma lombada na Rua Desembargador Ernani Almeida de Abreu, no Tatuquara, para "evitar risco de atropelamento, já que há uma escola e uma creche na região, garantindo maior segurança dos alunos nos horários de entrada e saída das aulas", afirmou.

Ponte -
Outra solicitação à prefeitura feita por Campos é para a reforma ou construção de uma ponte usada como passagem de pedestres na Rua Walter Marquadt, Rebouças. Segundo o parlamentar, a ponte necessita de manutenção urgente, porque é utilizada por crianças que frequentam a Escola Estadual Ildebrando de Araújo e está em péssimo estado de conservação, com "bases apodrecidas e madeiras do assoalho que podem ceder a qualquer momento".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo