Paraná

No Facebook, 10 mil confirmam ato em Curitiba

16 jun 2013 às 15:44

Até este momento, mais de 10 mil pessoas haviam confirmado presença no terceiro ato do Movimento Nacional Contra o Aumento da Passagem em Curitiba, agendado para amanhã, às 18h. A primeira manifestação atraiu poucas pessoas, mas a segunda, realizada na última sexta-feira (após o confronto entre manifestantes e tropa de choque em São Paulo, na semana passada), reuniu 700 pessoas no centro da capital paranaense.

A concentração começou na Boca Maldita (tradicional reduto da cidade, no começo do calçadão da rua XV de Novembro) e depois parte dos manifestantes seguiu até o Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, onde estão as sedes do governo estadual, da prefeitura de Curitiba, do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Estado. No Paraná não foram registrados casos de violência entre manifestantes e policiais. Outras trinta cidades tem atos semelhantes marcados para hoje, inclusive São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, cidades em que foram registrados o maior número de incidentes envolvendo as manifestações.


Na capital paulista, palco das cenas mais violentas durante os protestos, acontece nesta segunda-feira a quinta manifestação. A passagem em São Paulo subiu de R$ 3 para R$ 3,20 no início do mês. Segundo a Polícia Militar, cinco mil manifestantes estavam na Avenida Paulista durante o último ato. O Movimento Passe Livre divulgou 20 mil e, na página convocando para o ato de amanhã, na internet, 131 mil pessoas confirmaram presença.

Em Curitiba, onze pessoas aparecem como organizadoras do ato, ligadas a diferentes tendências políticas. Além da solidariedade aos manifestantes de São Paulo e de outras cidades, existem pautas como a redução na tarifa da capital, mais transparência na administração da Rede Integrada de Transportes, a estatização da frota o passe livre.


Continue lendo