Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Destaque em Apucarana

Número de mortes violentas cai durante 1° trimestre de 2021 no Paraná, diz SESP

Redação Bonde
24 mai 2021 às 10:17
- Divulgação/SESP-PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Paraná registrou queda em mortes violentas intencionais no primeiro trimestre de 2021. O número de homicídios dolosos, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e feminicídio caiu 13,3% em comparação com o mesmo período de 2020, de 645 para 559. São 86 casos a menos, mostra o balanço da Secretaria de Estado da Segurança Pública, que foi divulgado nesta segunda-feira (24).


O número de homicídios dolosos no primeiro trimestre deste ano caiu 13,6%, de 593 para 512. Houve queda de 20% nas subtrações com morte (de 15 casos para 12). Já a lesão corporal seguida de morte aumentou 15,3% ao se comparar com o mesmo período do ano anterior (de 13 casos para 15).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Feminicídio: Também houve queda no índice de feminicídios. A redução foi de 16,6%, de 24 casos para 20. O balanço de feminicídios no Paraná passou a ser divulgado pela Secretaria da Segurança Pública no Relatório de Crimes Relativos à Mortes em maio de 2020.

Leia mais:

Imagem de destaque
Preservação da mata atlântica

Ministério Público quer anular licença ambiental concedida a terminal de contêineres em Pontal do Paraná

Imagem de destaque
Reunião com 200 pessoas

Governo do Paraná e setor privado discutem propostas para o Plano Safra

Imagem de destaque
Tinham entre 18 e 36 anos

Três vítimas de desabamento de laje no litoral do Paraná são sepultadas

Imagem de destaque
Luto em live do Facebook

Repórter cobre acidente e se depara com a morte da própria filha em Faxinal


Polícia – Segundo o subcomandante da PM-PR (Polícia Militar do Paraná), a presença ostensiva da polícia nas ruas é um dos fatores que contribui para a redução de mortes violentas intencionais, além de ajudar no combate a outros crimes que giram em torno deles.

Publicidade


"Atribuímos esses números positivos às operações de caráter ordinário e extraordinário, além do policiamento que está nas ruas diuturnamente. Podemos dizer que, seguramente, grande parte dos crimes contra a vida orbita em torno de outras práticas delituosas, como é o caso do tráfico de drogas”, disse.


Conforme o delegado-geral da Polícia Civil do estado, A integração das forças da segurança tem sido um dos aliados para a redução de mortes violentas intencionais. "Esses resultados, que geraram quedas nos índices criminais se devem à integração cada vez maior. Hoje realizados ações cirúrgicas em áreas de interesse operacional e que são mapeadas através da atividade de inteligência, o que proporciona uma atuação conjunta das forças policiais naqueles aspectos que têm uma relação direta com as mortes violentas”, explicou.

Publicidade


Áreas: Das 23 AISP (Áreas Integradas de Segurança Pública) do Paraná, 14 registraram queda nos índices de mortes violentas intencionais no primeiro trimestre 2021, sendo que em cinco delas houve redução igual ou superior a 50%. São elas: 16ª AISP Paranavaí (que abrange 34 municípios do Noroeste), 55%; a 18ª (Apucarana, que abrange 26 municípios do Vale do Ivaí, 70%; a 20ª (Londrina, que corresponde a cinco municípios do Norte) 57%; a 21ª (Cornélio Procópio, abrange 20 cidades do Norte) 50%; e a 23ª (Jacarezinho, que abrange 22 municípios do Norte Pioneiro), 63%.


A redução mais expressiva em todo o Estado foi na AISP de Apucarana, onde houve redução de morte violentas intencionais em 70%, de dez para três casos. Em números absolutos, a maior diminuição foi na 1ª AISP de Curitiba, que se refere apenas à Capital, onde houve 31 mortes a menos, de 88 para 57 registros.

Publicidade


Capital: Curitiba reduziu os registros de mortes violentas intencionais em 2021. Em homicídio doloso, por exemplo, houve queda de 32,25% (de 80 para 55).


Não houve casos de feminicídio e nem de lesão corporal seguida de morte. Em 2021, mesmo período, houve um feminicídio e seis casos de lesão corporal seguida de morte. Já os casos de subtração seguida de morte aumentaram de um caso no primeiro trimestre do ano passado para dois no mesmo período de 2021.

Dos 75 bairros de Curitiba, 51 deles (68%) não registraram homicídios nos primeiros três meses de 2021, o que representa aumento de 11% se comparado com o mesmo período do ano passado, quando 45 bairros não tiveram registro de morte violentas intencionais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade