As obras para a construção da primeira fase do metrô de Curitiba devem ter início ainda no primeiro semestre de 2014. É o que espera o prefeito Gustavo Fruet. Ele disse, na apresentação da minuta do edital de licitação lançada nesta quinta-feira (9) para consulta pública, que a assinatura do contrato com a empresa vencedora da concorrência pública deve ocorrer ainda em maio deste ano.
Com o lançamento da minuta do edital, a prefeitura deve também chamar para uma audiência pública sobre o metrô no próximo dia 15 de janeiro, que será realizada no Parque Barigui. No período de consulta pública, qualquer pessoa ou entidade de classe pode dar sugestões. O edital propriamente dito - definido apenas após as consultas e audiência - está previsto para ser lançado em fevereiro.
O edital deve estar à disposição dos interessados em realizar as obras por um prazo de 45 dias, a ser encerrado em abril. "Se não houver nenhuma interrupção ou surpresa é possível que seja concluída essa etapa do edital até o mês de abril e a assinatura do contrato a partir do mês de maio", diz o prefeito, que garante o início das obras em 2014. "Esse ano tem que começar, com certeza. A expectativa é que, se tudo correr bem, as obras iniciam no primeiro semestre".
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A empresa contratada terá prazo máximo de seis anos para concluir a obra. Porém, a prefeitura trabalha com tempo de cinco anos para terminar os trabalhos e começar a operação do novo modal. Se as obras começarem ainda no primeiro semestre de 2014, até 2018 o trecho do metrô entre o Terminal CIC Sul e a Rua das Flores já deve entrar em operação. Em 2019, inicia-se o transporte até o Terminal do Cabral.
Tarifa - A prefeitura ainda definiu em R$ 2,45, em valores atuais, o teto da tarifa técnica para a operação do metrô da capital. O valor estipulado também está na minuta do edital de licitação. O custo, entretanto, ainda sofrerá modificações nos próximos cinco anos, quando o metrô entrará em operação. "O que pode acontecer é a correção da inflação [sobre o valor da tarifa]. Inclusive, um dos pontos da minuta do edital é a partir de quando vale esse valor", diz Fruet.
Integração - durante a apresentação da minuta do edital, o presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Sérgio Póvoa Pires, explicou que uma das intenções com o metrô é realizar a integração de modais, no caso, com os ônibus urbanos. "Prevemos [ainda] um sistema integrado com modais para a região metropolitana". Neste caso, a intenção do poder público é ligar o Terminal Santa Cândida com a cidade de Colombo, o que, entretanto, é um projeto a longo prazo - nos próximos 20 ou até 30 anos.
Com relação à integração com os ônibus urbanos, a prefeitura ainda não sabe como a população poderá utilizar, em uma mesma tarifa, tanto os ônibus quanto o sistema metroviário. Segundo o presidente da Urbs (Urbanização de Curitiba), Roberto Gregorio, este caso ainda será estudado. "Uma coisa é o modal metrô e outra coisa é a RIT (Rede Integrada de Transporte). Vamos aprofundar essa discussão e fazer uma modelagem da nova integração, também com a região metropolitana".