O departamento de Meio Ambiente de Ibiporã e a ONG E-lixo, de Londrina, realizam no próximo sábado (21) a "Coleta de Lixo Eletrônico" na praça Pio XII (Praça Central), das 8 às 17 horas. Durante a ação, os munícipes vão poder levar materiais eletrônicos ao local como DVD, fax, videogame, ar-condicionado, impressoras, computadores, baterias de celular, entre outros.
De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Diógenes Magri, o objetivo da campanha é dar a destinação correta a equipamentos eletrônicos. "Observamos o descarte incorreto desses materiais que podem prejudicar a saúde das pessoas e animais, além de degradar o meio ambiente e contaminar a água e o solo, pois apresentam substâncias nocivas como chumbo, silício, entre outros", garante ele.
E-lixo
Leia mais:
Nova lei elimina reteste e permite reagendamento gratuito de exames no Detran em 30 dias
Região Sul do Brasil tem previsão de tempestade para o final de semana
UEM divulga edital para a contratação de 65 professores por meio de teste seletivo
BR-376 em Sarandi será interditada para obra de novo viaduto no domingo
Fundada em 2008, a E-lixo objetiva a destinação adequada de lixos eletrônicos diversos. O processo de reciclagem dos equipamentos eletrônicos inclui o desmonte e separação do alumínio, do ferro e do cobre; a maior parte do material segue para outras cidades do Brasil, sendo destinada às indústrias especializadas em reaproveitamento dos produtos. Muitas peças usadas também possibilitam a montagem de computadores que já foram doados pela entidade para creches e órgãos públicos de Londrina e região, inclusive Ibiporã. A ONG recicla 60 toneladas de produtos/mês e recebe lixo eletrônico de 31 cidades paranaenses e também de outros estados.