Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Projeto de lei

Ônibus de Curitiba podem ter alarme sonoro

Redação Bonde com CMC
16 nov 2012 às 10:11

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um projeto aprovado em primeiro turno da última quarta-feira (14), na Câmara Municipal de Curitiba, prevê a instalação de alarme sonoro nos ônibus articulados e biarticulados da cidade. A iniciativa, de autoria do vereador Zé Maria (PPS), tem como objetivo alertar pedestres da aproximação dos veículos que transitarem em situação de contrafluxo por terminais de ônibus, estações-tubo localizadas no anel central, ruas estreitas do centro, proximidades de escolas, creches, unidades de saúde e hospitais.

De acordo com o parlamentar, a ideia é preservar o pedestre, que muitas vezes atravessa as ruas inadvertidamente, achando que o ônibus biarticulado não está tão próximo. "O alarme sonoro servirá para os distraídos e aqueles que usam o telefone celular, ou os que correm para não perder o ônibus que está parado em outra plataforma", explicuou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Conforme a proposta, o alarme será acionado automaticamente via GPS, alertando o pedestre que o ônibus está em movimento. O dispositivo deverá ser de sonorização diferente daquela já regulamentada por lei federal, para movimentação do veículo em retromarcha. Será emitido um sinal intermitente, de baixa intensidade, diferente do som da buzina normalmente instalada no veículo e suficiente para alertar os que estiverem passando.

Leia mais:

Imagem de destaque
Vampiro de Curitiba

Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos

Imagem de destaque
53% dos colégios aptos

Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025

Imagem de destaque
Atenção!

Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná


Zé Maria adiantou que as despesas de instalação dos referidos alarmes estão incluídas na Metodologia de Cálculo Tarifário e Parâmetros de Consumo, como custo de manutenção, no item Peças e Acessórios, o qual estabelece o parâmetro de 8% ao ano do valor do veículo novo, para o programa de manutenção preventiva, dentro dos limites propostos pelo Ministério dos Transportes. A Urbs, empresa gerenciadora do sistema, teria um prazo de três meses para regulamentar o uso do dispositivo.

Se a proposta for aprovada também no segundo turno, na próxima segunda-feira (19), e sancionada pelo prefeito, inicialmente os sinais sonoros serão instalados nos veículos que circulam na Avenida Marechal Floriano Peixoto.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo