Uma operação envolvendo 190 guardas municipais, 58 viaturas e 14 motocicletas, além de cães farejadores, prendeu quatro pessoas acusadas de tráfico de drogas em Curitiba. Segundo informações da prefeitura, a ação simultânea ocorreu entre o fim da tarde e a noite desta quinta-feira (23), em 62 praças espalhadas pela cidade.
"O principal objetivo é devolver a tranquilidade e a segurança aos locais públicos da cidade", informou o diretor da Guarda Municipal, Cláudio Frederico de Carvalho. "Continuaremos realizando operações simultâneas nas praças, uma ou duas vezes por semana, sempre em caráter de surpresa, sem data ou local previamente divulgados", completou.
Em parceria com a Secretaria de Saúde e a Fundação de Ação Social (FAS), seis pessoas em situação de risco, sendo um adolescente, foram abordadas nesta quinta-feira e, de acordo com o poder público municipal, receberam o encaminhamento adequado.
Leia mais:
Morador de Paranaguá ganha prêmio de R$ 1 milhão do Nota Paraná
Athletico tem fim triste e é rebaixado no ano do centenário
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
Atraso nas concessões deteriora malha rodoviária em todo o Paraná
Flagrantes - No início da noite, dois homens foram flagrados pela Guarda Municipal na Praça Eucaliptos, no Boqueirão. Eles foram detidos por porte de maconha, desacato a autoridade e resistência à prisão e encaminhados ao 8ª Distrito da Polícia Civil. Mais tarde, outros dois homens foram detidos no bairro Portão, nas praças Francisco Ribeiro e Hafez Al Assad, ambos por porte de drogas.
O diretor da Guarda Municipal disse que a ação simultânea nas praças de Curitiba faz parte de um projeto maior, que deve reforçar cada vez mais o papel da Guarda Cidadã, aproximando a corporação da população.
Ele afirmou que ações recentes em outras praças e locais públicas também têm contabilizado "excelentes resultados". No entorno da Praça 29 de Março, onde há um mês está o módulo móvel da Guarda e a presença reforçada do efetivo, na Operação Módulo Móvel Itinerante (MMI), a Guarda diz que foi registrada uma diminuição de 99% nos casos de roubo e violência.