O dia 12 de junho é o Dia Mundial de Erradicação do Trabalho Infantil. No Paraná, a data será lembrada com a realização de um seminário, promovido pelo governo do Estado, no Centro de Convenções de Curitiba, e com o lançamento do "Mapa de trabalho infanto-juvenil no Paraná". Um trabalho inédito feito pelo Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), com recursos do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), administrado pela Secretaria de Estado da Criança e Juventude. As informações são da Agência Estadual de Notícias.
Programação
Mais de 400 pessoas que trabalham com crianças e adolescentes – gestores municipais, sociedade civil organizada, assistentes sociais, conselheiros tutelares - já estão inscritas no seminário. A abertura do seminário será feita às 9 horas. Em seguida uma mesa-redonda sobre o trabalho infantil e as políticas públicas na garantia dos direitos terá a participação da secretária da Criança e da Juventude, Thelma Alves de Oliveira, da representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ana Ligia Gomes, da representante do Ministério Público do Trabalho/Conaeti (Conselho Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil), Eliane Araque dos Santos, e da representante do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), Marta Marília Tonin.
Leia mais:
Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão
Policiais adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar seus filhotes
Funcionário de loja de Umuarama recebe indenização por sofrer racismo e homofobia
Boletim semanal da dengue confirma 253 novos casos da doença no Paraná
No período da tarde será lançado o Mapa do Trabalho Infanto-Juvenil no Paraná, uma das ações previstas pelo Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Infanto-Juvenil. O Ipardes, com base nas informações do Censo Demográfico de 2000, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa), irá localizar e o dimensionar a questão nos municípios e microrregiões do Estado.
Ainda à tarde, as políticas públicas voltam a ser tema de um debate, com a participação de representantes das secretarias de Estado da Criança e da Juventude, do Trabalho, Emprego e Promoção Social, da Educação, da Saúde, e do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil.
O seminário está sendo organizado pela Secretaria da Criança e Juventude e pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, com a participação do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedca), e do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Regularização do Trabalho do Adolescente (Feti).
Serviço:
Seminário Estadual sobre a Erradicação do Trabalho Infantil.
Data: 12 de junho (terça-feira).
Hora: 9h às 18h.
Local: Centro de Convenções de Curitiba.
Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 370 – Centro – Curitiba.