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Dia do Trânsito

Paraná é o 5º estado brasileiro que mais acionou o Dpvat em 10 anos

Rodolfo Salloum - Estagiário*
25 set 2019 às 16:37

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- Rodolfo Salloum/Grupo Folha
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Um levantamento divulgado pela seguradora Líder, empresa que administra o seguro Dpvat (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres), apontou que, em um período de quase 10 anos, o Paraná foi o quinto estado brasileiro que mais acionou o seguro por acidentes envolvendo motocicletas e ciclomotores. No período de 2009 a 2018, foram pagos no estado mais de 245 mil indenizações, seja por despesas médicas ou indenizações por mortes e invalidez.

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Em Londrina, o pagamento de indenizações chega a quase 30 mil pessoas, representando pouco mais de 12% do total de indenizações pagas no Paraná. Apesar dos altos índices de acidentes, o mesmo relatório aponta que, no mesmo período, vem diminuindo o acionamento do seguro por acidentes. No último ano foram pagas 1.362 indenizações contra 5.671 do ano de 2014, ano que foi registrado o maior número de acidentes de trânsito. Apesar da redução, os números se mantém superiores ao início do estudo, em 2009, quando foram pagas 826 indenizações no município.

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No último levantamento divulgado pelo Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) em 2018 apontou uma frota total de veículos superiores a 380 mil automóveis em Londrina. Na mesma pesquisa, foram registrados no município e quase 80 mil motocicletas e ciclomotores.

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Placar do trânsito


No último Placar do Trânsito, levantamento divulgado em junho de 2019 pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), Londrina registrou um aumento de 10,7% no número de vitimas de acidente de trânsito se comparado com o mesmo período de 2018. Ao todo foram 1.813 vitimas de acidentes nos cinco primeiros meses do ano, contra 1.638 no mesmo período do ano passado.

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Apesar disso, houve uma redução de 34% nas mortes registradas nos cincos primeiros meses deste ano no trânsito londrinense. No total, 29 pessoas perderam a vida nas vias de Londrina durante os meses de janeiro a maio de 2019, contra 44 pessoas que faleceram no mesmo período do ano passado.


Os trechos urbanos das rodovias que cortam a cidade continuam sendo os mais perigosos. A BR-369, no trecho que corresponde à avenida Brasília, e a PR-445 continuam sendo as vias que mais registraram mortes. Ambas as rodovias registraram quatro óbitos, totalizando oito dos 29 mortos nas vias da cidade. O trecho rural da PR-445 também registrou quatro mortes.

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A reportagem procurou a assessoria de imprensa dos principais hospitais de Londrina que atendem os acidentados no trânsito para verificar o número de atendimentos prestados a esse tipo de ocorrências.


O hospital Evangélico de Londrina, que é um dos pontos de referência nesse tipo de ocorrência, atendeu até o mês de setembro 770 pessoas que sofreram algum tipo de atendimento médico na unidade referente a acidentes de trânsito. No ano passado inteiro, foram 1.123 atendimentos.

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Os demais hospitais não informaram o total de atendimentos prestados.


Brasil

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Em todo o Brasil, nos últimos dez anos, mais de 2,3 milhões de vítimas foram indenizadas na condição de motoristas da motocicleta. Em 2018, eles representaram 68% de todas as indenizações pagas por ocorrências envolvendo motocicletas. O percentual equivale a 170.123 sinistros. A maioria dos condutores (70%) ficou com algum tipo de invalidez permanente após o acidente, concentrando mais de 119 mil pagamentos. Em relação a 2009, houve um aumento de 125%.


Os pedestres são o segundo tipo de vítima que mais corre risco nos acidentes com veículos de duas rodas. De todas as indenizações pagas no ano passado por estas ocorrências, 53.120 (21%) envolveram quem transita a pé. Após ser atingida por uma moto, a maioria das vítimas também ficou com algum tipo de sequela definitiva. Foram 46.058 sinistros pagos a pedestres vítimas de invalidez permanente. Um aumento de 254% se comparado com o ano de 2009.


Os passageiros, por sua vez, são os menos afetados nos acidentes. No ano passado, o seguro Dpvat pagou 27.207 indenizações a pessoas que se deslocavam na garupa dos veículos de duas rodas no momento do acidente. Mesmo sendo menos afetados, houve um aumento no pagamento de indenizações em relação a 2009, o aumento foi de 90%, de acordo com a seguradora Líder.


Divulgação
Divulgação - Perfil das vítimas em 2018
Perfil das vítimas em 2018

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


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