Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Gratuitos

Paraná oferta cursos de português para estrangeiros e de Libras

AEN-PR
27 fev 2018 às 17:06

Compartilhar notícia

- Hedeson Alves/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Governo do Paraná tem duas novidades para quem deseja aprender novos idiomas impulsionar a carreira. A Secretaria de Estado da Educação oferta desde o início do ano letivo os cursos de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) e Língua Brasileira de Sinais (Libras) para ouvintes. Os cursos são ofertados gratuitamente em escolas da rede estadual de ensino em diferentes regiões do Estado.

Os estrangeiros que querem falar melhor a Língua Portuguesa podem se matricular a qualquer momento, mediante a apresentação de fotocópia de visto no passaporte ou do documento de identidade de estrangeiro. "Essa novidade possibilita que estudantes ou imigrantes de países que não têm o português como língua materna aprendam a nossa língua e ampliem suas possibilidades de emprego, turismo e cultura", disse a secretária da Educação, Ana Seres.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A oferta do curso faz parte do Plano Estadual de Políticas Públicas para Promoção e Defesa dos Direitos de Refugiado, Migrantes e Apátridas do Paraná do Governo do Estado. O curso de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) é ofertado em 14 escolas estaduais nos municípios de Curitiba, Arapongas, Cascavel, Londrina, Cambé, Jaguapitã, Rolândia e Nova Laranjeiras.

Leia mais:

Imagem de destaque
Hospital de Curitiba

MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente

Imagem de destaque
Veja os bairros

Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado

Imagem de destaque
Com 33 shows gratuitos

Zezé di Camargo e Luciano, Sorriso Maroto e Gustavo Mioto estão entre as atrações do Verão Maior Paraná

Imagem de destaque
renovação das espécies

IAT orienta sobre cuidados com filhotes de aves encontrados fora do ninho


"O curso tem como objetivo proporcionar aprendizagem e desenvolvimento de habilidades essenciais para a comunicação e interação social", explicou o chefe do Departamento de Educação Básica da Secretaria da Educação, Cassiano Ogliari. Os concluintes terão habilidades para comunicação oral e escrita na língua portuguesa.

Publicidade


Novas oportunidades


O egípcio Mahmoud Ali Mostafá Mohamed, 40 anos, está no Brasil há quatro anos e já consegue se comunicar bem em português, mas a dificuldade na escrita e leitura atrapalha na hora de buscar por novas oportunidades profissionais. "O meu serviço exige muito esforço braçal, por isso decidi fazer o curso porque quero ler e escrever bem e com isso ampliar as possibilidades de emprego", contou.

Publicidade


Mohamed iniciou o curso na semana passada no Instituto de Educação do Paraná Erasmo Pilotto, em Curitiba, com oito estudantes da Nigéria, Argélia, Estados Unidos, Nicarágua, El Salvador, Egito, Peru e Haiti.


A salvadorenha Ana Margarita Romero Portilho, 21 anos, veio ao Brasil no segundo semestre de 2016 com um grupo de 19 missionários. Ela optou pelo curso para aprimorar a comunicação com os brasileiros. "Está sendo uma experiência muito boa viver no Brasil, mas é importante aprender o idioma para nos comunicar com as pessoas e para que elas nos entendam bem", disse.

Publicidade


Israel Antônio Lopes, de 22 anos, também veio ao Brasil com a missão religiosa em 2016. Natural de Masaya, na Nicarágua, ele contou que o curso vai ajudar a superar algumas barreiras do idioma. "Sinto que o curso vai me ajudar muito na pronúncia das palavras e na escrita, que são minhas principais dificuldades. Não quero falar só por falar, mas falar direito, por isso quero aprofundar meus conhecimentos no idioma", disse Lopes.


Libras

Publicidade


O curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) será ofertado em 18 escolas estaduais em 16 municípios de diferentes regiões do Paraná. O curso é destinado a estudantes professores e funcionários e demais interessados que sejam ouvintes. A oferta tem como objetivo difundir a Língua Brasileira de Sinais para ouvintes, melhorar a comunicação e integração no ambiente escolar, em especial com o estudante surdo, e também com toda a comunidade surda.


Os cursos de Português para Falantes de Outras Línguas e de Libras têm duração de um ano, com carga horária de 160 horas-aula.

Publicidade


Outras opções


A rede estadual de ensino ainda oferta os cursos de Língua Estrangeira Moderna I, II e III: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês, Mandarim, Polonês e Ucraniano. Os cursos de Línguas Estrangeiras Modernas têm duração de um ano cada e carga horária de 160 horas-aula.

Publicidade


As aulas acontecem duas vezes por semana com duração de 50 minutos cada. Podem ser nos turnos manhã, intermediário manhã, tarde, intermediário tarde e noite, de acordo com o estabelecimento de ensino.


Os estudantes do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas que apresentarem frequência mínima de 75% e média igual ou superior a 6,0 receberão um certificado pelo ano de atividades concluídas, contendo as especificações do curso, registros de avaliação, carga horária e frequência.

A lista completa de escolas com oferta dos cursos de Línguas Estrangeiras Modernas está disponível site da Secretaria da Educação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo