O Paraná gerou 12.317 novos empregos formais durante o mês de janeiro deste ano. O total de vagas de trabalho é 39% maior do que o alcançado no mesmo mês de 2007, quando foram oferecidos 8.864 novos postos. É o melhor resultado do Estado para o mês de janeiro nos últimos 12 anos.
Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged, divulgados nesta terça-feira (19) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. De acordo com os dados divulgados, o crescimento alcançado pelo mercado formal de trabalho paranaense é também maior que o apresentado pelo Brasil, que foi de 35,5%.
O resultado do mês no Paraná ficou entre os quatro melhores do Brasil, juntamente com São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o Paraná se firma na terceira posição, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais, Estados com População Economicamente Ativa (PEA) muito maior.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
"O Paraná apresenta resultados muito satisfatórios na geração de novos empregos. O Estado vem batendo recordes em relação aos números registrados em anos anteriores, o que nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, que as políticas de incentivo do Governo do Estado estão funcionando efetivamente à favor do trabalhador paranaense e de toda a população do Estado", analisa o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia.
A indústria é o grande destaque na geração de empregos no Paraná. A atividade é responsável por grande porcentagem dos novos cargos oferecidos no Estado. Em janeiro, o setor criou 6.069 empregos. O número é 4,4% maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado.
AEN