Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Segundo Detran

Paraná registra média de sete acidentes com bicicleta por dia

Redação Bonde
05 mai 2016 às 16:06

Compartilhar notícia

- Arquivo/Detran-PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Todos os dias, pelo menos sete acidentes envolvendo bicicletas são registrados no Paraná. A estimativa é do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), que considera os números registrados pelas Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, Polícia Militar e prefeituras, no período de 2009 a 2014.

Segundo o Detran, são cerca de 74 ciclistas mortos por ano e, em média, 2.119 feridos anualmente no Estado. Por isso, eles são tema da campanha "31 Dias para mudar o trânsito", dentro das ações do Governo do Paraná para o Maio Amarelo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nesta quinta-feira (5), o site www.detran.gov.br/maioamarelo exibe um depoimento inspirado em fatos reais sobre os perigos de andar de bicicleta a noite, sem o uso de equipamentos de segurança como farol, lanterna e faixas refletivas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alternativa sustentável

Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável

Imagem de destaque
Oportunidade

Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas

Imagem de destaque
Trilha segue aberta

Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo

Imagem de destaque
16 mandados de prisão

Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná


Experiência: A autarquia procurou quem já pedala a noite para dividir experiências e orientações aos demais ciclistas. Como a administradora Maria de Lourdes Molina, de 56 anos, que há quatro anos usa a bike no período noturno. Para se sentir mais tranquila, ela conta que dá preferência por andar em grupo e não dispensa os equipamentos luminosos.

Publicidade


"Andamos juntos, pelo menos em 4 pessoas, temos uma rota predeterminada e, quando não há ciclovia, optamos pelo trajeto com menor trânsito de carros, nunca andando na contramão", conta ela.


"Andando em grupo a gente fica mais visível para os motoristas. Mas em grupo, ou sozinho, sempre respeitamos o sentido da via e usamos equipamentos de segurança", completa Roberto Paula Moreira, de 54 anos. Ele lembra ainda que o motorista deve sempre respeitar o ciclista e manter 1,5m de distância.

Publicidade


Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todo ciclista deve usar campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo. Outros elementos complementares também ajudam a aumentar a segurança no período noturno.


Roupas: Procure sempre usar roupas claras e chamativas, se possível com faixas refletivas. Elas fazem com que o ciclista seja visto em lugares mais escuros e mesmo à distância.

Publicidade


Capacete e luva: Usar capacete com fitas refletivas ajuda na sinalização. As luvas também são importantes para proteger as mãos em caso de quedas.


Iluminação: Nem sempre a iluminação do trecho é suficiente, por isso, é importante investir em sistemas de iluminação com LED, faróis e lanternas.

Apito: O uso de um apito ajuda chamar a atenção em situações emergência e insegurança, atuando além da campainha obrigatória.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo