Todos os órgãos da Saúde no Estado já estão mobilizados para combater a dengue. De acordo com a Agência Estadual de Notícias, ainda neste mês começam as visitas de médicos e técnicos da Secretaria da Saúde às cidades que têm maior probabilidade de reincidência do foco da doença.
A primeira região a ser visitada será a de Foz do Iguaçu, onde os índices de casos da dengue são alarmantes. As 22 regionais de Saúde do Estado foram avisadas e estão envolvidas num trabalho conjunto, para conscientizar a população paranaense sobre a importância da adoção de medidas preventivas para combater a proliferação do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Em 2002, foram registrados 5.127 casos no Paraná. A nova administração da Secretaria da Saúde pretende diminuir esse número.
A ação da Secretaria atingirá os 399 municípios do Estado. Os trabalhos serão mantidos até maio, durante os meses de maior proliferação das larvas do mosquito. Também está sendo planejada uma campanha educativa sobre o assunto e o Comitê de Mobilização contra a Dengue, com uma linha gratuita para orientação – 0800-6433040 -, e também pela internet, através do email [email protected].