Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Beneficiando 603 estudantes

Paraná vai regulamentar oferta da língua indígena

Redação Bonde com Agência de Notícias do Paraná
19 abr 2018 às 17:20
- Hedeson Alves/Seed
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná, por meio da Coordenação de Educação do Campo, Indígena e Cigana regulamentará a oferta da língua indígena nas comunidades que não possuem escola regular. Os alunos terão suas matrículas e históricos escolares registrados em uma escola base indígena próxima à comunidade em que vivem. O projeto foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação.

A regulamentação vai beneficiar 603 estudantes matriculados em escolas estaduais e municipais não indígenas (523 da etnia caingangue e 80 da etnia guarani) de 14 comunidades de Toledo (Oeste), Londrina (Norte) e Curitiba; e que terão quatro horas/aulas semanais em suas línguas maternas ministradas por professores indígenas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A chefe do departamento da diversidade, Marise Ritzmann Loures, afirma que a ação é "mais uma conquista importante que representa o respeito e cuidado do Paraná com a educação e cultura dos povos indígenas que vivem no Estado, garantindo a esses estudantes o ensino bilíngue e a continuidade de suas línguas maternas".

Leia mais:

Imagem de destaque
Não é brincadeira

Mulher é demitida por justa causa por ter sido racista com colega de trabalho no PR

Imagem de destaque
Alerta de golpes

Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS

Imagem de destaque
Luta pela preservação

Paraná reconhece dívida histórica com os povos indígenas

Imagem de destaque
Mudanças no cardápio

Lei que estimula peixe na merenda do Paraná deve beneficiar produtores independentes


Desde 2011, o Governo do Paraná construiu 13 novas escolas indígenas em diferentes regiões do Estado e que oferecem ensino bilíngue para manter viva a língua indígena e a cultura dentro dessas comunidades. Atualmente, a rede estadual de ensino do Paraná conta com 38 escolas indígenas que ofertam desde a educação infantil até o ensino médio. Elas atendem cerca de 5 mil estudantes matriculados.


Hedeson Alves/Seed
Hedeson Alves/Seed


A Secretaria de Estado da Educação também ampliou o número de professores indígenas que atuam em suas línguas maternas. Em 2011, o número de professores indígenas na rede estadual de ensino era de apenas 31 docentes. Hoje são 257 profissionais capacitados para lecionar na educação infantil.
No início do mês, a Secretaria da Educação promoveu a aula inaugural do Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Modalidade Normal Bilíngue Caingangue/Guarani – Aproveitamento de Estudos.

O curso é ofertado no Ceep (Centro Estadual de Educação Profissional) de Manoel Ribas (no Centro do Estado), onde estão matriculados 45 alunos caingangues e 43 guaranis.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade