A pesquisadora Vânia Moda Cirino do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, foi a vencedora do 12o Prêmio Destaque Tecnológico Banco do Brasil na categoria pesquisa. O Prêmio tem como objetivo destacar e premiar pessoas e instituições que tenham contribuído a cada ano de forma significativa para o desenvolvimento tecnológico de Londrina e região.
A pesquisadora foi escolhida para o Prêmio por uma comissão técnica da Associação de Desenvolvimento Tecnológico de Londrina e Região (ADETEC), que selecionou os vencedores nas diversas categorias. Segundo a comissão técnica, Vânia foi escolhida porque "tem contribuído relevantemente para o melhoramento genético do feijoeiro, cultura de grande importância econômica e social para o Paraná e o Brasil".
Vânia é pesquisadora do IAPAR há 21 anos na Área de Melhoramento e Genética Vegetal. Ela é formada em Agronomia pela ESALQ/USP com mestrado e doutorado em melhoramento genético de plantas pela mesma institutição, e pós-doutora em manipulação genética de plantas leguminosas pelo Instituto de Biotecnologia Vegetal do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália. Atualmente a pesquisadora vem trabalhando em diversas pesquisas, sendo uma delas o desenvolvimento do feijão biofortificado, cujo percentual de ferro, fibras e proteínas está acima da média das variedades tradicionais.
Leia mais:
Policiais civis adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar os filhotes em Curitiba
Funcionário de loja de Umuarama recebe indenização por sofrer racismo e homofobia
Boletim semanal da dengue confirma 253 novos casos da doença no Paraná
Assembleia Legislativa do Paraná aprova distribuição de medidor digital de glicose
O Prêmio vai ser entregue à pesquisadora na próxima quarta-feira (30), em cerimônia em Londrina.