A Polícia Militar do Paraná está convocando mais mil candidatos aprovados na prova escrita do concurso para soldado iniciado em 2005. As fases a serem cumpridas são avaliação de saúde, exame de suficiência física e investigação social. De acordo com o Centro de Recrutamento e Seleção da PM (CRS), ainda não há previsão de datas para a realização dos testes dessas etapas. "A divulgação vai ser feita através do site da Universidade Federal do Paraná", disse o capitão Dicesar Moreira Luiz, do CRS. A lista dos candidatos convocados já está disponível no site www.nc.ufpr.br.
Quase 21 mil candidatos se inscreveram no concurso. Na primeira fase da seleção eles responderam a questões de português, matemática, física, química, biologia, história, geografia e ainda sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. O processo seletivo é composto por quatro etapas, todas eliminatórias. Ao todo, cerca de 9 mil inscritos conseguiram o índice de acertos que possibilita aguardar novas chamadas, enquanto o concurso permanecer válido. "Deste total, a Polícia Militar já chamou 4.500 candidatos, fora esta nova convocação", disse Dicesar. Ele explicou que a validade do concurso vai até abril de 2008.
De acordo com Dicesar, após a aprovação na prova objetiva, o candidato aguarda ser chamado, para se submeter ao exame de saúde, que inclui avaliação psicopatológica e clínica. A terceira etapa do concurso é o teste de suficiência física. Por último, ocorre a investigação social, quando a Polícia Militar irá pesquisar a vida do candidato, que não pode ter antecedentes criminais. Os aprovados em todas as etapas são admitidos e ingressam na Escola de Formação de Soldados. Depois da conclusão com aproveitamento do Curso de Formação de Soldado, o candidato torna-se policial militar e poderá atuar em qualquer cidade do Paraná, conforme a necessidade da corporação.