Uma vistoria é realizada nesta terça-feira (21) em duas penitenciárias do Complexo Penitenciário de Piraquara (CPP), na região metropolitana de Curitiba. O objetivo é encontrar drogas, armas e celulares escondidos com os presos que estão na Penitenciária Central do Estado (PCE) e na Penitenciária Estadual de Piraquara I (PEP I).
O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar, está no local para realizar a vistoria. Segundo a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju), os trabalhos devem terminar por volta das 16 horas e um balanço de apreensões será divulgado.
Uma nota divulgada pela Seju sobre a situação das penitenciárias informa que presos e agentes penitenciários possivelmente envolvidos na entrada de drogas, armas e celulares nas unidades prisionais são investigados e, em certos casos, alguns já foram punidos.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Quanto aos servidores públicos envolvidos, 18 agentes foram demitidos desde 2011, quando foi criada a Corregedoria do Sistema Penitenciário. Os motivos envolvem desde a falsificação de atestados médicos para não trabalharem até a facilitação ou permissão de entrada de objetos indevidos nas carceragens. São, ao todo, cerca de 300 processos analisados pela Corregedoria.
Sobre a possível participação de grupos do PCC (Primeiro Comando da Capital) nos presídios paranaenses, a Seju informou que se trata de uma informação já conhecida da pasta de Governo, que já teria tomado atitudes para mudar a situação, como mudar a direção de unidades penitenciárias.