Após vistoria realizada pela Polícia Militar e por equipes da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju) do Paraná nesta terça-feira (21), foram encontrados celulares, armamentos cortantes, drogas e algemas na Penitenciária Central do Estado (PCE) e na Penitenciária Estadual de Piraquara I (PEP I), na região metropolitana de Curitiba.
O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar, esteve no local para realizar a vistoria, junto com equipes da Seju. Foram encontrados dois celulares, chaves mixas e estoques (instrumentos cortantes usados como armas), quatro algemas e certa quantidade de maconha e crack.
Segundo o diretor do Departamento de Execuções Penais (Depen), Cezinando Paredes, além de inspecionar o que os presos tinham nas celas, as equipes fizeram uma vistoria geral na parte estrutural das penitenciárias. "Isso foi feito para ver se não havia grades prontas para serem retiradas, o que possibilitaria fuga", esclarece Paredes.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Depois das vistorias na PCE e na PEP I, o objetivo, segundo Cezinando, é estender as inspeções para todas as demais unidades prisionais do Paraná. "As inspeções vão virar rotina na programação do Depen", diz.