Com a troca de comando no Governo do Estado, a verba para o custeio de manutenção das viaturas da Polícia Militar está atrasada, o que gerou dificuldades para manter o policiamento regular nas ruas. Segundo uma fonte consultada pela Folha no 5º Batalhão da PM em Londrina, o problema maior é com as viaturas modelo Scénic, que estariam apresentando desgaste no coxim, peça ligada às engrenagens do câmbio.
Outra fonte do mesmo batalhão confirmou o defeito no coxim e expressou o temor de que possa ser um problema de fábrica. Pelo menos 11 veículos modelo Scénic teriam apresentado a deficiência. Os modelos têm menos de dois anos de uso mas rodam 24 horas ininterruptamente, o que aumenta o desgaste das peças.
De acordo com o policial ouvido, já teria sido feita uma licitação para o conserto das viaturas, mas nenhum recurso foi liberado. ''Precisamos que o Estado libere a verba para continuarmos atendendo a comunidade'', comentou a fonte. Os problemas nos veículos se intensificaram, segundo o policial, há cerca de 20 dias e, além da área de Londrina, outros batalhões da região estariam tendo as mesmas dificuldades.
Leia mais:
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente
O chefe da oficina da Concessionária Nortpar, Tadeu Ramos Ferreira, disse que havia recebido cerca de 10 viaturas da Polícia Militar mas que os veículos estavam passando apenas por revisão e que nenhuma teve o conserto liberado. Somente os carros cobertos pela garantia estavam sendo consertados. Ele não confirmou o problema recorrente no coxim. Ferreira comentou que algumas das viaturas apresentaram esse desgaste, mas assegurou que os problemas eram variados.
O comando do 5º BPM preferiu não se pronunciar à respeito mas o subcomandante, major Devaldir Geraldo Amadei, garantiu que todas as viaturas em condições estão trabalhando nas ruas. A assessoria de imprensa do governador Roberto Requião (PMDB), que responde pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, informou que está trabalhando em conjunto com a Secretaria de Estado da Fazenda para contornar as dificuldades e liberar os recursos necessários.