A Polícia Florestal de Antonina apreendeu no sábado, segundo dia da Operação Aves em cativeiro, 133 aves silvestres. Além dos pássaros, foram apreendidas também gaiolas e alçapões. As aves foram soltas nas regiões de Recanto Mãe Catira, Rio Sagrado, Antonina, Matinhos e Guaratuba, no Litoral do Estado. A Operação começou no último sábado e tem o objetivo de coibir o comércio e a manutenção em cativeiro de aves silvestres.
O sargento Júlio César Garcia explicou que as pessoas que mantinham as aves em cativeiro receberam um termo circunstanciado do Juizado Especial. Elas podem ser obrigadas a prestar serviço comunitário e ainda pagar multa que varia de acordo com a apreensão. Somente neste final de semana foram apreendidos canários, pixoxós, coleiros, periquitos, patativas e pintassilgos.
''Manter ave silvestre em cativeiro fere a Lei 9.605/98'', reforçou o sargento. A Operação Aves em Cativeiro é realizada diariamente. Mais informações e denúncias podem ser feitas pelo telefone (41) 432-1506.
* Leia mais na edição desta terça-feira da Folha de Londrina.