Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Maringá

Por falta de pagamento, funcionários da TCCC de Maringá têm atividades paralisadas

Heloisa Corso - Estagiária*
08 fev 2021 às 17:15
- Vivian Silva/ Prefeitura de Maringá
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Maringá amanheceu sem transporte público na manhã desta segunda-feira (8). A paralisação dos funcionários da TCCC (Transporte Coletivo Cidade Canção), responsável pelo transporte coletivo municipal, e Cidade Verde, que faz linhas metropolitanas, deu-se após atraso no pagamento integral dos salários em fevereiro.

O diretor-executivo da TCCC, Armando Roberto Jacomelli, justificou os atrasos devido à perda de capacidade financeira em virtude da diminuição de passageiros, consequência das medidas de isolamento da Covid-19. "Desde março do ano passado, a queda a demanda em Maringá foi muito acentuada, chegando a apenas 45% do que tínhamos antes. Passados quase onze meses, não tivemos um posicionamento claro dos órgãos públicos e, neste mês, pela primeira vez, não tivemos verbas para cumprir com o pagamento integral da folha", afirma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Prefeitura de Maringá entregou duas notificações para a empresa de transporte coletivo. A primeira solicita que a TCCC mantenha o percentual mínimo de 30% da frota regular de ônibus à disposição da população, conforme determina a legislação que regulamenta movimentos grevistas em serviços essenciais. A segunda solicita que a empresa apresente documentos comprovando sua capacidade econômica e financeira de operar e atender com qualidade às necessidades dos usuários do transporte público.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta semana

Técnicos do IAT de Pitanga resgatam filhote de coruja-buraqueira

Imagem de destaque
Na próxima semana

Fórum de turismo religioso que acontecerá em Lunardelli segue com inscrições abertas

Imagem de destaque
Aedes avança pelo PR

Saúde confirma oito mortes por dengue em Londrina e Rolândia; confira dados do boletim

Imagem de destaque
Três novas unidades

Arapongas e mais duas cidades ganham usinas solares da Copel


Em nota, a prefeitura ressalta que a TCCC deve ter uma gestão financeira adequada e não pode se colocar em posição de dificuldades que comprometa o atendimento à população. "Estamos sendo diplomáticos ao notificar a empresa e procurar entender seu modelo de gestão para analisarmos. O que queremos é que a empresa atenda o que o contrato de concessão e o que a legislação determinam”, explica Marcos Cordiolli. Secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação da Prefeitura de Maringá.

Publicidade


Jacomelli afirma que a empresa prestará os esclarecimentos no tempo estipulado e que, quanto à frota mínima, os esforços são para que volte 100% do funcionamento até terça-feira (9).


O Bonde tentou contato com o Sinttromar (Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários de Maringá), mas não obteve resposta.

*Sob Supervisão de Luís Fernando Wiltemburg


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade